1 de julho de 2022
Prancheta 2@3x (1)

Desoneração do trigo segura o preço do pão, dizem padarias

Isenção vai até fim do ano, quando se saberá se consumidor foi beneficiado.

A decisão do governo federal de desonerar o setor de trigo do pagamento de PIS e Cofins vai segurar o preço do pão, mas não vai resultar em queda dos valores, afirma Chiquinho Pereira, presidente do Sindicato dos Padeiros de São Paulo.
Segundo ele, a medida do governo não atinge a maioria das padarias, que não pagam PIS e Cofins, pois estão no sistema de tributação SuperSimples.
A proposta do governo zerou PIS e Cofins para o trigo in natura, farinha de trigo, e pão francês, que hoje têm alíquota de 9,25%, além de outras medidas.
A isenção vale até o fim do ano, quando será avaliado se houve benefícios para o consumidor. “A redução da alíquota de importação deve ajudar a segurar os aumentos, mas não acreditamos em queda de preços. O Brasil precisaria ter uma reserva de farinha de trigo. Aliás, lutamos há muito tempo para que o Brasil tenha mais plantio de trigo. A crise atual pode até ser freada, mas o que faremos com as próximas?”, afirmou Chiquinho.
Na quinta-feira o governo informou que pode estender os benefícios fiscais para reduzir o custo na produção do pão francês, caso eles sejam repassados para o consumidor final. Para isso, se espera uma redução de preços na casa de 9% a 10%,
Em relação ao pão, além da queda no PIS/Cofins, o governo decidiu baratear o transporte do trigo que vem sendo importado dos Estados Unidos e do Canadá para compensar a falta de importações da Argentina. O custo do frete cairá 25% com a isenção de uma taxa destinada ao Fundo de Renovação da Marinha Mercante.
Por fim, o governo estendeu o prazo para importação de trigo de fora do Mercosul com tarifa zero, que passou de 30 de junho para 31 de agosto.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Anúncio

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Siga-nos

Notícias Recentes

JC Play

Podcast

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email