Pesquisar
Close this search box.

Desoneração da folha não evita demissões no Brasil

A desoneração da folha de pagamentos para alguns setores da economia não evitou demissões nem garantiu a geração de empregos na indústria.
Esta é a avaliação dos presidentes de associações das indústrias têxtil e eletrônica. Representantes da indústria e dos trabalhadores se reuniram hoje com o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Márcio Holland.

Promessas

Segundo o presidente da ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), Aguinaldo Diniz Filho, o setor demitiu 7.000 funcionários no ano passado. Quando anunciou as desonerações no ano passado, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, condicionou a medida à manutenção dos empregos. Mantega disse ainda que os empresários dos setores beneficiados se comprometeram a repassar a redução dos custos para o preço final.
Para o representante da indústria têxtil, a medida trouxe melhoria de produtividade, mas não o suficiente para “enfrentar a conjuntura econômica e concorrência predatória que o país vem vivendo com a desindustrialização”. Segundo Diniz, a importação de roupas aumentou mais de 20% em 2012. “Sem a desoneração, teria havido mais demissões”.
Questionado sobre o compromisso dos setores desonerados de não demitir, Diniz argumentou que não haveria uma “contrapartida escrita de manutenção do emprego”. Embora veja um cenário mais positivo para a indústria de eletroeletrônicos, o presidente da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Humberto Barbato, afirma que a desoneração evitou as demissões, mas não gerou empregos no mesmo ritmo que em 2011.
A criação de empregos no setor desacelerou. Em 2012, o setor gerou 3.000 novas vagas, enquanto em 2011 foram criados 10 mil postos de trabalho.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar