Desmistificando a sigla MDM para o seu negócio

Entre tantas siglas lançadas no mercado e já consagradas como: ERP, BI, CRM, BPM, entre outras, eis que surge a Master Data Management (MDM).

Entre tantas siglas lançadas no mercado e já consagradas como: ERP, BI, CRM, BPM, entre outras, eis que surge a Master Data Management (MDM). Não acredito que seja apenas um modismo do mercado a sigla MDM e acho que veio para ficar. Na Wikipedia, famosa enciclopédia livre da Internet, já consta uma definição um tanto quanto filosófica. Outros a descrevem simplesmente como um conceito para gestão de dados.
Eu, particularmente, acredito que MDM seja uma estratégia continuada e muito definida, na qual é possível se organizar os dados e submetê-los a regras internas ou mesmo a algumas regras de mercado como Sarbanes-Oxley, Basiléia II, entre outras. Isso tudo com o objetivo da atualização, validação, padronização ou até mesmo para confirmar a data de validade deste dado.
Trazendo essa definição para o cenário corporativo mundial, podemos notar uma competição cada vez mais acirrada no mercado e as empresas buscando mais agilidade na tomada de decisões e se adaptando a novos negócios. Portanto, é fundamental a adoção de uma estratégia, como a MDM, que garanta essa agilidade, com segurança das informações obtidas.
Vale ressaltar que a implementação desta estratégia depende muito mais de um claro entendimento sobre quais são os dados relevantes para as companhias, quais os procedimentos serão adotados em caso de não-conformidade e da definição clara das regras a que os dados são submetidos do que unicamente da tecnologia.
Assim sendo, acredito que o sucesso da implantação de uma plataforma de gerenciamento de dados (MDM) deve-se a continuidade do trabalho de gestão das não-conformidades e a administração das regras e padrões existentes ou a criação de novos conceitos, que traduzam melhor o cenário atual das corporações ou qualquer mudança no segmento em que elas atuam.

WAGNER MATHEUS Diretor Geral da TRD Marketing Solutions, empresa brasileira especializada em Marketing Direto.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email