Pesquisar
Close this search box.

Desenvolvimento para todos

https://www.jcam.com.br/Upload/images/Noticias/2020/1%20SEM/01%20Janeiro/18/PISCICULTURA%2002398.jpg

Manter o foco na política de interiorização das ações de levar conhecimentos e inovação para os micros e pequenos empresários, é a principal proposta do Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena e Micro Empresa – Sebrae-AM para o ano de 2020. A instituição tem também como meta ampliar o número de atendimentos, passando de 130 mil para 150 mil, criar um espaço para exposições e feiras fixas no município de Itacoatiara, na Região Metropolitana de Manaus, aumentar o número de projetos de agronegócios, focando cada vez mais no empreendedorismo sustentável, entre outras ações que deverão ser implementadas a partir de 2020. 

A diretora-superintendente do Sebrae-AM, Lamisse Cavalcanti, disse que o Sebre já atua nos 62 municípios do Amazonas, com três escritórios em Manaus, tendo com um dos focos principais o atendimento nas zonas Leste e Norte. Tem também escritórios nos municípios de Itacoatiara, Manacapuru, Parintins, Tefé, Coari e Tabatinga, considerados municípios com maior densidade empresarial no interior do Estado. Esses escritórios atuam como polos, atendendo os municípios onde estão instalados e as cidades circunvizinhas. “Dessa forma conseguimos atender todo o Estado”, destacou a superintendente do Sebrae-AM. 

Mas apesar dessa rede de atendimento aos micro e pequenos empreendedores, o Sebrae-AM atende apenas 20% do público-alvo, que são pessoas interessadas em trabalhar por conta própria. Os outros 80% estão trabalhando na informalidade. Na avaliação de Lamisse Cavalcanti, o Sebrae-Am busca atrair essas pessoas para formalidade oferecendo cursos, palestras, oficinas tecnológicas e participação em feiras, entre outros serviços que têm com foco a gestão das empresas. Muitas empresas são criadas e depois somem do mercado, exatamente por falta de uma gestão mais consciente e profissional. 

Segundo ela, legalizar a empresa é fácil e rápido, demorando cerca de 15 minutos e os empresários e micros empresários já saem com o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ impresso. Muitas dessas pessoas passam a fazer parte do cadastro de Microempreendedor Individual – MEI, com direitos e deveres. Um desses deveres é pagar uma taxa de R$ 50, que lhe garante direitos junto ao Instituto Nacional de Seguro Social –INSS. A superintendente do Sebrae-AM reconhece, no entanto, que existe uma certa dificuldade de convencer as pessoas a legalizar o empreendimento na capital e principalmente no interior do Estado. 

Mas com boas informação os empreendedores tendem a aceitar a proposta de legalizar seus negócios, o que facilita na hora de contrair empréstimos junto as instituições financeiras, entre outros benefícios. Lamisse Cavalcanti explicou que a partir desse novo entendimento, o Sebrae-AM está conseguindo desenvolver seis projetos na área de agronegócios no interior do Estado, com esse leque podendo ser ampliado a partir de 2020. Atualmente, o Sebrae-AM desenvolve os projetos na área de piscicultura, fruticultura (abacaxi), farinha do Uarini, pecuária (gado de corte e leiteiro com produção de queijos e outros laticínios), agroecologia (desenvolvendo produtos orgânicos) e cosméticos (tendo como base insumos florestais). 

De acordo com Lamisse Cavalcanti, na área de cosmético uma empresa está trabalhando com produtos veganos, obtendo sucesso em feiras nacionais e, recentemente, ganhou o direito de exportar seus produtos para os países dos Emirados Árabes. “A área de cosméticos com produtos produzidos na floresta tem muito potencial para crescimento”, destacou a superintendente do Sebrae-AM, acrescentando que quando o micro e pequeno empresário tem interesse em desenvolver um produto e crescer o Sebrae-AM tem muito a oferecer, principalmente na área de inovação e tecnologia. Segundo ela, um dos produtos oferecidos é o SebraeTec, onde a instituição subsidia 70% do valor dessa inovação, os 30% restantes do investimento a empresa pode pagar de forma parcelada. “Esse é um bom produto que pode auxiliar muito no desenvolvimento da empresa”, garante Lamisse Cavalcanti.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

ENTREVISTA: Lamisse Cavalcanti, diretora-presidente da Sebrae

1. O que o Sebrae-AM pretende fazer para atrair as pessoas para legalizar as empresas

Sensibilizando. Todo ano no mês de maio acontece a Semana do Microempreendedor Individual, e o Sebrae se mobilizar para atender as empresas que estão trabalhando, gerando negócios, mas estão na informalidade. Procuramos mostrar os benefícios da formalização. Eles se apegam muito aos deveres, no pagamento de impostos, mas o MEI se registrar de forma gratuita, em cerca de 15 minutos. Procuramos mostrar que os benefícios são maiores que os deveres, ele paga R$ 50 por mês, o DAS do Simples Nacional, onde está embutido oito impostos. Procuramos sensibilizar eles sobre os benefícios, que os direitos maiores que os deveres. Com a formalidade, o MEI tem acesso a nota fiscal, pode trabalhar fornecedores e ter crédito nos bancos. 

2. Quantos MEIs existem hoje no Amazonas

Cerca de 76,3 mil MEIs, isso até o mês de setembro. Mas tem também a questão da inadimplência que hoje é de 68,94%. Muitos formalizam a empresa mas não continuam pagando o DAS, com isso eles acabam voltando para a informalidade. Eles precisam entender que quase tudo para o MEIs é gratuito e se tiverem alguma dúvida, basta nos procurar. 

3. O que é preciso para um MEI se legalizar

Documento de Identidade, CPF, IPTU e comprovante de residência. 

4. Quais atividades podem ser consideradas como MEI

Cerca de 500 atividades estão incluídas no cadastro de Microempreendedor Individual. 

5. Como a senhora analisar a atuação do Jornal do Commércio que está completando 116 anos

É um Jornal muito bom, que foca bastante na economia, um item muito importante para os empresários, que precisam estar atentos as mudanças da economia. Manaus é uma cidade altamente industrializada, sendo necessário ficar sempre as informações sobre economia, e eu como economista gosto muito do Jornal, as reportagens têm um foco bem isento, dando a notícia, sem focar em questões políticas e isso é muito importante, principalmente para o Sebrae que é uma instituição apolítica. O Jorna do Commércio é um grande parceiro e desejamos que continue sendo um grande sucesso.   

COMPETITIVIDADE DAS MPES

Presente no Amazonas desde 1990, o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa – Sebrae, é uma sociedade civil sem fins lucrativos, que atua na promoção da competitividade e no desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas, além de fomentar o empreendedorismo no Estado. Tem como um de seus objetivos, estimular o surgimento e promover o desenvolvimento de empreendedores, micro e pequenas empresas e grupos organizados, possibilitando-lhes a permanência no mercado e auto sustentabilidade econômica e ambiental, buscando a melhoria contínua de processos e serviços oferecidos.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar