Pesquisar
Close this search box.

Desembargador João Simões assume TRE-AM

https://www.jcam.com.br/0705_A7.jpg

Hoje o TRE-AM (Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas) está entre os seis melhores do Brasil. De acordo com a nova administração para o biênio 2018-2020, esse resultado foi alcançado pelo trabalho de todos os servidores e magistrados da justiça eleitoral amazonense. Na manhã de sexta-feira (4), tomaram posse como presidente e vice-presidente/corregedor do TRE-AM, respectivamente, os desembargadores João Simões e Aristóteles Thury, em solenidade realizada na sede do TJAM (Tribunal de Justiça do Amazonas).

Em seu discurso de posse o presidente do TRE-AM para o biênio 2018-2020, desembargador João Simões ressaltou a gestão compartilhada desenvolvida há dois anos, ao lado do ex-presidente da corte, desembargador Yedo Simões. “Trabalho que foi coroado com o recebimento do Selo Ouro da Justiça, com o cumprimento das metas 1 e 2 do CNJ (Conselho Nacional de Justiça)”, destacou.

Para João Simões a justiça eleitoral, os eleitores e os eleitos possuem papéis fundamentais para a manutenção da democracia. “No ano de 2018, a Constituição cidadã comemora 30 anos. Entre tantas garantias, ela consagrou em seu artigo 60 o voto direto, secreto, universal e periódico em cláusula pétrea. Portanto, votar é um direto inalienável do cidadão e um dever coletivo da sociedade”, disse.

Eleições 2018

Em outubro, mais de 140 milhões de brasileiros irão às urnas. No Amazonas o número de eleitores aptos a votar ultrapassa dois milhões. Dados que preocupam o presidente empossado, devido a crise que se instalou na política brasileira. “São mais de dois milhões de amazonenses na eleição geral mais desafiadora desde a redemocratização. A crise de representatividade é incontestável, todos nós sabemos, e demanda solução”, reitera. 

Para citar dois exemplos, nas eleições gerais de 2014 a soma do percentual de abstenção, votos nulos e brancos representou cerca de 30% eleitorado amazonense. Por sua vez, nas eleições suplementares para governador do Amazonas, em 2017, esse percentual subiu para 40% no segundo turno. “Este percentual está subindo de forma assustadora. Os números portanto são um sintoma claro de um mal que, já há algum tempo, acomete a democracia brasileira. E, isso eu digo que não é um fenômeno do Amazonas, mas do Brasil . As estatísticas estão aí para demonstrar”, alerta.

O presidente empossado, defende que o estado democrático de direito é a única opção viável para superar a crise instalada na política brasileira e que a resposta da população está nas urnas. “Devemos sim comparecer as urnas e externarmos escolha. Não sejamos omissos. Devemos sim incentivar a todos, especialmente os jovens a exercer ativamente sua cidadania. Votar é um direito, mas também é um dever cívico. Não devemos demonizar a classe política”, explica.

Ao concluir seu discurso de posse, João Simões informou que o TRE-AM vai firmar parcerias com empresas digitais especializadas no combate de fake news, como o Facebook, Instagram e Twitter, para manter a lisura durante o período eleitoral. “A exemplo da Lei da Ficha Limpa e a proibição de financiamento de candidatos por pessoa jurídica, são duas conquistas que nós temos que abraçar e fortalecer. Também nesse sentido não devem ser toleradas as fake news, as notícias falsas derretem candidaturas em segundos”, alerta.

A solenidade

A solenidade de posse contou com a presença de autoridades civis e militares, ministros, senadores, deputados, governador Amazonino Mendes, prefeito de Manaus Arthur Neto, representantes de classe, servidores públicos e familiares. Já a eleição ocorreu em 27 de março, em votação realizada pela Corte do TJAM.

O ex-presidente, desembargador Yedo Simões, e o presidente empossado, desembargador João Simões já realizam, em conjunto com suas equipes, o processo de transição. João Simões era vice-presidente e corregedor do TRE, e Thury já atuou na Corte Eleitoral como membro, tanto na qualidade de membro substituto, como de membro efetivo, da classe dos Juízes de Direito.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar