Pesquisar
Close this search box.

Descarte correto de resíduos do açaí

https://www.jcam.com.br/0306_B2.png

A Rede de Franquias amazonense Açaí no Ponto foi criada em 2011 e hoje possui mais de 52 operações em todo país. Em 2014, a empresa abriu sua própria fábrica de gelado comestível de açaí que abastece os franqueados. Só na produção são 7 funcionários diretos que são responsáveis pelo despolpamento do fruto.
Tudo é feito com base em procedimentos da segurança alimentar. Uma das maiores preocupações do Açaí no Ponto é com o descarte correto dos resíduos na fabricação do produto utilizado pela empresa.
Por mês, a fábrica chega a produzir 20 toneladas de resíduo que é separado diretamente por meio de uma rosca infinita, levando o que seria jogado fora para um silo. A partir daí, esse material é coletado por caminhões que levam até à fábrica de cerâmica, Cerama, no município de Iranduba, localizado a 27 quilômetros de Manaus.
“A parceria para a coleta do resíduo existe desde o início da fábrica. E o melhor disso tudo é saber que estamos contribuindo com o meio ambiente. Ao invés de simplesmente descartar, geramos preservação ambiental”, comentou o diretor da empresa Caio Costa.
Na fábrica, os resíduos se transformam em material de combustão para queima de tijolos e cerâmicas. De acordo com o consultor da Cerama, José Alexandre Loureiro, a parceria com o Açaí no Ponto colaborou para reduzir em 50% o consumo de lenha.
“Hoje utilizamos 40% de açaí, 40% de sarrafo que são restos de madeira e 20% de lenha legalizada. Fazemos a coleta do material em Manaus, sem gerar custo ao doador do material e ainda doamos boa parte desses caroços para as comunidades replantarem”, disse Loureiro.

Benefícios do açaí

O açaí possui mais propriedades antioxidantes do que a uva e portanto, com o auxílio da vitamina E, consequentemente distribui Ômega-6 e Ômega-9, combate o colesterol ruim do corpo e melhora a circulação sanguínea. Por isso atua contra a velhice precoce e vários problemas cardíacos. Essa fruta também ajuda no combate ao câncer por possuir ácido oleico, retardando assim o desenvolvimento de tumores e contribuindo na destruição das células cancerígenas.
Outra doença que o açaí ajuda a prevenir é a osteoporose. Afinal de contas, é um alimento rico em cálcio e potássio. Ainda tem o ferro, que previne e combate a anemia, mais o fósforo, além de outros minerais.
Como toda fruta, o açaí também é uma excelente fonte de fibras. Essa quantidade presente é suficiente para que haja ótima saciedade de quem o consome. Portanto, a frutinha ajuda nas dietas. O lado que pode acarretar em algum problema a quem deseja emagrecer é o do açaí ser rico em carboidratos.
Entretanto, se a pessoa pratica atividades físicas regularmente, esses carboidratos, caso consumidos de maneira correta, isto é, sem exageros, não tendem a preocupar. A não ser que a pessoa sofra de diabetes, pois aí deverá se manter afastada mesmo. Por isso o interessante do açaí não é apenas comê-lo por comer e sim incorporá-lo numa dieta saudável, equilibrada e acompanhada de exercícios físicos regulares.

Benefícios para os atletas

Para começar, o açaí é uma excelente fonte de energia por conta da sua já conhecida quantidade de carboidratos. É ideal para quem pretende aumentar a massa muscular e também repôr, de maneira rápida, a glicose perdida durante os treinos, realizando assim uma ótima recuperação pós-treino.
Por conta disso, podemos dizer que a fruta é um verdadeiro energético natural, ao contrário de outros tantos que não são verdadeiramente energéticos e sim meros estimulantes, dando falsa impressão de energia e, quando o efeito acaba, o corpo desanima sem conseguir estabelecer uma recuperação eficaz de toda energia perdida.
Ainda por cima, o açaí possui uma quantidade de cálcio elevada que, juntamente com a vitamina E, complexo B, magnésio, potássio e ferro, ajuda o atleta a manter a saúde do corpo e da mente, além de evitar diversas doenças. Isso tudo sem contar, claro, o seu benefício ao sistema circulatório, conforme vimos no tópico anterior.
Como boa fonte dos mais variados nutrientes, minerais e fibras, o açaí está entre os melhores alimentos para serem ingeridos no pré-treino para dar energia ou no pós-treino para recuperar o corpo.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar