Prezado leitor, mais uma vez obrigado pelos e-mails e sugestões enviadas, isso é o que nos motiva a publicar semanalmente a coluna Gestão & Carreira. Hoje, vamos falar sobre carreira solo ou negócio próprio, tenho recebido alguns profissionais com forte experiência em suas áreas de atuações e que por várias razões estão insatisfeitos onde atuam. É importante entender que a insatisfação tem muito a ver com a falta de motivação e desafios.
Normalmente, o profissional parte para carreira solo ou negócio próprio quando passa por momento de insatisfação profissional na empresa, também em momento de crise de identidade, o início de negócio próprio possibilita ao profissional o reconhecimento que às vezes não tem na empresa onde atua. É muito comum encontrar empreendedores de sucesso no mercado provenientes de grandes organizações. Basicamente, a abertura de negócio próprio ou carreira solo é constituída por profissionais que não se subordinam a condição de serem geridos ou mesmo dirigidos por outros profissionais por longo período.

Migração para negócio próprio
Esses profissionais possuem forte espírito empreendedor e também um aguçado espírito de liderança, o que lhes direciona para o grande desafio de partir para um negócio próprio. Simplesmente pelo fato de sentirem-se limitados na organização onde atuam ou onde atuaram. Entendemos também que existem outros fatores que levam esses profissionais a migrarem para carreira solo. A atitude de pensar e agir como dono é uma forte característica, outro fator que leva os profissionais a migrarem para negócio próprio é a falta de remuneração recursos financeiros suficientes para manter um padrão de vida dentro de suas expectativas em determinado momento da carreira.
Algumas organizações perdem seus melhores profissionais por não estarem atentas ou ligadas na gestão da carreira de seus executivos e profissionais, a falta de avaliações periódicas pode ser um grande indicador, a mesma falta de avaliação deixa alguns profissionais entediados como se estivessem estagnados ou parados no tempo em relação a carreira. As organizações que praticam avaliações semestrais percebem com mais facilidade a insatisfação ou o que chamo de desligamento mental. A título de esclarecimentos minha referência a desligamento mental, é quando o profissional já está em busca de novas oportunidades no mercado, significa que mentalmente ele já se desligou da organização, ele até vai todos os dias para o trabalho e faz suas tarefas, porém sem nenhuma motivação, apenas para receber sua remuneração no final do mês.

Abertura do negócio
É importante destacar que o primeiro passo para abertura de negócio próprio vem de um sonho ou de uma oportunidade: todos proprietários de empresas só construíram suas empresas inicialmente por um sonho que depois virou um projeto até as empresas dos dias atuais. Outro ponto a ser destacado na abertura de negócio próprio é necessidade de aumentar à renda familiar e a vontade de ser dono do próprio destino de sua carreira. Por outro lado, é importante destacar alguns pontos para que a abertura do negócio seja um sucesso e prospere ao longo do tempo. A especialização e experiência em determinado produto, serviço ou processo é um dos fatores para que o negócio seja um sucesso, também é importante fazer uma pesquisa de mercado, o tempo que será destinado ao novo negócio, e um dos fatores mas importante é um fundo de reserva, ou seja valor que será utilizado para continuidade do negócio. É sabido por todos que as estatísticas apresentam que normalmente as empresas brasileiras quebram antes de completarem o segundo ano de existência, portanto recomendo que verifique o capital a ser investido e o fundo de reserva.

Mercado
Conhecimento do mercado é um fator determinante para o sucesso do novo negócio, se você já atua em um determinado mercado e possui larga experiência, isso pode ser um bom sinal dessa forma você não teria maiores problemas para entrar no merca

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email