10 de abril de 2021
Não podemos mais apenas ser bons, precisamos ser ótimos em tudo o que fazemos e ainda contaminar as pessoas a nossa volta com alegria, entusiasmo, otimismo, energia positiva, vontade de vencer e acima de tudo atitude e determinação planejada.

Não podemos mais apenas ser bons, precisamos ser ótimos em tudo o que fazemos e ainda contaminar as pessoas a nossa volta com alegria, entusiasmo, otimismo, energia positiva, vontade de vencer e acima de tudo atitude e determinação planejada. Precisamos ser inicialmente generalista com visão global para em seguida nos tornarmos específicos e com flexibilidade alternar sempre que for necessário. Assim teremos mais facilidade de entender, agir e resolver qualquer situações que seja necessário com um foco produtivo conseguindo conciliar inclusive qualidade e produtividade em nossas ações criando um comportamento organizacional novo que vê os desafios como parte integrante do sucesso. Precisamos ser menos introvertidos e mais extrovertidos, pois, assim conseguiremos melhorar significativamente o relacionamento interpessoal e consequentemente a comunicação como um todo.
A visão global de tudo o que devemos fazer nos trás a comodidade de perceber algo que poderá dificultar o trabalho específico antecipadamente. A especialização é necessária, todavia, não podemos imaginar que apenas devemos fazer nossa parte. Precisamos ter a consciência visionária de como podemos com nossos atos individuais e específicos ajudar ou atrapalhar em um processo. Assim sendo, poderemos nos planejar e conseguir fazer a diferença frente aos nossos concorrentes e ao mercado como um todo melhorando significativamente, dia após dia, a qualidade junto com a rentabilidade tão perseguida nos dias de hoje por qualquer tipo de organização.
O comportamento organizacional necessita de melhorias para satisfazer o mercado de modo pleno. Em alguns momentos percebo que as organizações estão, a cada dia, perdendo sua essência de moral, ética e princípios básicos de direitos em todos os campos devido à busca, a qualquer custo, de lucros instantâneos, pois, muitas organizações já pensam e planejam a longo e médio prazo, mas sua prática continua sendo de curtíssimo deixando um vácuo entre planejar, administrar e realizar. Muitas coisas acontecem devido este tipo de comportamento. Precisamos administrar as pessoas observando o seu grau de envolvimento e suas características individuais e assim caminhar para o sucesso total.
A necessidade de um bom relacionamento interpessoal, hoje, é fato. Nas organizações este relacionamento tem como resultado o sucesso ou o fracasso. Tudo nos leva a crer que dificuldades sempre existirão, mas, podemos fazer muito para evitarmos grandes transtornos e prejuízos e a chave para a abertura de todas as portas facilitadoras é uma boa comunicação interna e externa. Precisamos nos conscientizar que a transparência nas ações deve ser uma prática constante. Caso isso ocorra, teremos motivos suficientes para iniciarmos um novo projeto ou desafio e caso contrário, necessitaremos planejar novamente, agir e prosseguir com nosso plano contigencial.
Certamente, a complexidade sempre fará parte da vida organizacional. Podemos trabalhar a flexibilidade para buscar o equilíbrio, a gestão das pessoas para ir mais além, a visão global para melhor planejar, a qualidade com produtividade para satisfazer os investidores e o mercado consumidor, o comportamento organizacional para buscar a melhor convivência e responsabilidade social, a característica individual das pessoas envolvidas para melhorar os relacionamentos interpessoais e organizacionais e a comunicação interna e externa a fim de falarmos a mesma língua na mesma organização, mas, tudo isso somente poderá ser realizado sem grandes transtornos e mudanças profundas caso os gestores responsáveis por estas mudanças sejam humilde o suficiente para entenderem que o que as empresas querem o lucro, mas também, querem continuar no mercado com grandes profissionais preparados para um crescimento contínuo e duradouro dando importância inicialmente para as pessoas e somente após aos processos, portanto o desafio é grande, mas alcançável.

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