Pesquisar
Close this search box.

Desaceleração do ritmo de crescimento econômico será gradual, avalia Serasa

O Indicador Serasa Experian de Perspectiva Econômica exibiu, em março de 2010, recuo de 0,1% sobre o mês anterior, atingindo o valor de 101,4. Foi a segunda queda mensal consecutiva deste indicador, sinalizando que após o forte aquecimento da atividade econômica observado durantes os meses iniciais de 2010, o ritmo de crescimento entrará em trajetória de moderação a partir dos próximos meses.
De acordo com os economistas da Serasa Experian, a desaceleração do crescimento econômico ocorrerá temdo em vista a adoção de medidas de contenção do avanço da demanda agregada, tanto no campo fiscal (fim dos incentivos fiscais à aquisição de bens duráveis e implementação de cortes orçamentários) bem como no fronte monetário (ciclo de elevação da taxa básica de juros – taxa Selic).

Aperto monetário

Por sua metodologia de construção, o Indicador Serasa Experian de Perspectiva Econômica possui a propriedade de antever os movimentos cíclicos da economia com uma média de seis meses de antecedência. Os dados mais recentes apontam, segundo os economistas da empresa, que a convergência do indicador ao equilíbrio (nível 100) deverá ocorrer de forma bastante gradual, com o risco de se manter acima do nível neutro do ponto de vista inflacionário ao longo de todo o segundo semestre de 2010.
“Neste caso, tornam-se mais elevadas as chances de o Banco Central julgar necessário acelerar ainda mais o ritmo de aperto monetário, efetuando elevações adicionais na taxa básica de juros iguais ou superiores aos 75 pontos-base de ajuste que inauguraram o atual ciclo de correção da taxa Selic”, salientam os economistas da Serasa Experian, por meio de nota divulgada à imprensa.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar