10 de abril de 2021

Deputados vão discutir itinerância e reajuste de servidores da Susam

Conforme Nicolau, o retorno de Wilson Lisboa à Casa está condicionado à diplomação pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do parlamentar eleito com 13.999 votos nas eleições de 2010

Além do retorno do deputado Wilson Lisboa (PCdoB) na vaga de Washington Régis (PMDB), as novidades da Assembleia Legislativa do Estado nes­te segundo semestre serão duas sessões itinerantes no Interior do Estado: uma em Parintins, no baixo Amazonas, e outra em Tabatinga, no alto Solimões, segundo informa o presidente do Poder, deputado Ricardo Nicolau (PRP). As datas para a realização das sessões ainda estão sendo analisadas e serão divulgadas em breve.
Conforme Nicolau, o retorno de Wilson Lisboa à Casa está condicionado à diplomação pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do parlamentar eleito com 13.999 votos nas eleições de 2010. “O TRE tem que diplomá-lo pa­ra podermos dar-lhe posse conforme as normas constitucionais”, diz Ricardo. Lisboa ingressou com uma ação no TRE para apressar a diplomação a fim de assumir logo o mandato, motivo de polêmica após a divulgação do re­sultado eleitoral do pleito estadual, com a vaga sendo conquistada pelo PMDB.
Sobre as reuniões itinerantes, Ricardo Nicolau explicou que a coordenação dos eventos está a cargo dos deputados Tony Medeiros (PSL) e Vera Castelo Branco (PTB), encarregados de combinar com as bases municipais as datas para as reuniões da Aleam em Parintins e Tabatinga. “Essas reu­niões ajudarão no processo de maior interação da Aleam com as lideranças municipais e as populações interioranas”, afirma Nicolau.
Ele informa que a Assembleia deverá apreciar ainda esta semana mensagem do governo estadual que reajusta em 8% os salários dos servidores da Secretaria de Estado da Saúde -Susam. A categoria, na verdade, pleiteia 12% e a matéria deverá, por isso, ser objeto de muita polêmica nas comissões técnicas e nos debates em plenário.
O fim do recesso de julho será outro assunto a constar da pauta do Poder Legislativo Estadual esta semana. A matéria foi apresentada no final do primeiro semestre e inicia agora o seu processo de discussão nas comissões técnicas. A proposta, de autoria do deputado Belarmino Lins (PMDB), possui a anuência de dez parlamentares. “Acre­dito que esta matéria será conduzida com muito bom senso e o meu apoio será para o que a maioria decidir”, expressa Ricardo Nicolau.
Belarmino Lins também, presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), é signatário de um projeto de resolução, conjuntamente com os deputados Sidney Leite (DEM) e Washington Régis (PMDB), que altera o Regimento Interno e propõe a realização de audiências públicas e sessões especiais as segundas e sextas-feiras pela manhã, a partir das 10h, e de terça a quinta-feira a partir das 14h.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email