Pesquisar
Close this search box.

Deputados vão discutir itinerância e reajuste de servidores da Susam

Além do retorno do deputado Wilson Lisboa (PCdoB) na vaga de Washington Régis (PMDB), as novidades da Assembleia Legislativa do Estado nes­te segundo semestre serão duas sessões itinerantes no Interior do Estado: uma em Parintins, no baixo Amazonas, e outra em Tabatinga, no alto Solimões, segundo informa o presidente do Poder, deputado Ricardo Nicolau (PRP). As datas para a realização das sessões ainda estão sendo analisadas e serão divulgadas em breve.
Conforme Nicolau, o retorno de Wilson Lisboa à Casa está condicionado à diplomação pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do parlamentar eleito com 13.999 votos nas eleições de 2010. “O TRE tem que diplomá-lo pa­ra podermos dar-lhe posse conforme as normas constitucionais”, diz Ricardo. Lisboa ingressou com uma ação no TRE para apressar a diplomação a fim de assumir logo o mandato, motivo de polêmica após a divulgação do re­sultado eleitoral do pleito estadual, com a vaga sendo conquistada pelo PMDB.
Sobre as reuniões itinerantes, Ricardo Nicolau explicou que a coordenação dos eventos está a cargo dos deputados Tony Medeiros (PSL) e Vera Castelo Branco (PTB), encarregados de combinar com as bases municipais as datas para as reuniões da Aleam em Parintins e Tabatinga. “Essas reu­niões ajudarão no processo de maior interação da Aleam com as lideranças municipais e as populações interioranas”, afirma Nicolau.
Ele informa que a Assembleia deverá apreciar ainda esta semana mensagem do governo estadual que reajusta em 8% os salários dos servidores da Secretaria de Estado da Saúde -Susam. A categoria, na verdade, pleiteia 12% e a matéria deverá, por isso, ser objeto de muita polêmica nas comissões técnicas e nos debates em plenário.
O fim do recesso de julho será outro assunto a constar da pauta do Poder Legislativo Estadual esta semana. A matéria foi apresentada no final do primeiro semestre e inicia agora o seu processo de discussão nas comissões técnicas. A proposta, de autoria do deputado Belarmino Lins (PMDB), possui a anuência de dez parlamentares. “Acre­dito que esta matéria será conduzida com muito bom senso e o meu apoio será para o que a maioria decidir”, expressa Ricardo Nicolau.
Belarmino Lins também, presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), é signatário de um projeto de resolução, conjuntamente com os deputados Sidney Leite (DEM) e Washington Régis (PMDB), que altera o Regimento Interno e propõe a realização de audiências públicas e sessões especiais as segundas e sextas-feiras pela manhã, a partir das 10h, e de terça a quinta-feira a partir das 14h.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar