Pesquisar
Close this search box.

Deputados e vereadores solicitam poços para Manaquiri e Careiro da Várzea

A Comissão de Desenvolvimento do Interior, Agropecuária, Pesca e Abastecimento, da Assembleia Legislativa, decidiu esta semana, encaminhar requerimento ao governador Eduardo Braga solicitando a perfuração de poços artesianos para amenizar o sofrimento dos ribeirinhos atingidos pela vazante nos municípios do Careiro da Várzea e Manaquiri, os mais afetados pela falta d’água e mortandade de peixes.
Presidida pelo deputado Walzenir Falcão (PMN) a reunião contou com as presenças dos deputados Sinésio Campos (PT) e Josué Neto (PMN) e dos vereadores Graça Martins, do Careiro da Várzea (PTB) e Pedro Andreci Santos, do Manaquiri, além de representantes de órgãos ligados a questão ambiental.
Para o deputado Walzenir Falcão, os prejuízos que a vazante está causando nestes municípios são grandes, e para que essa situação tenha uma solução que atenda a todos de forma eficiente, foi definida a idéia fornecer algumas compensações para as comunidades, não só pesqueiras, como também da agricultura e pecuaristas que sofreram prejuízos.

Águas paradas estão contaminadas

Segundo o parlamentar, uma equipe técnica do CPRM vai se deslocar para fazer um levantamento sobre as condições favoráveis para perfurar poços artesianos no município do Careiro da Várzea, próximo ao Lago dos Rei.
A equipe pretende fazer as perfurações para que a comunidade possa ter um poço artesiano já pensando no futuro e, não somente agora com esse problema.
A situação de calamidade foi confirmada pela vereadora Graça Martins, que pediu aos deputados que reunissem esforços no sentido de ajudar o Careiro da Várzea o mais rápido possível, pois a situação é desesperadora. “Está faltando comida, água e outros gêneros de primeira necessidade para a população”, destacou a vereadora.
Já o vereador Pedro Andreci dos Santos, do Manaquiri, foi mais contundente ao afirmar que no local a situação é crítica. “O problema já vem ocorrendo desde 2005 e somente promessas para reverter esse quadro estão sendo apresentadas. Temos necessidade para hoje, a cada dia o quadro piora e se algo urgente não for feito, pessoas podem morrer devido a contaminação das águas que encontram-se estagnadas. Precisamos de ajuda, mas para ontem”, assinalou.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar