Deputados apontam desdobramento da CPI da Saúde da Assembleia em operação da Polícia Federal

A Operação realizada pela Polícia Federal (PF) para investigar possíveis desvios na área da saúde do Estado foi discutida pelos deputados, durante a Sessão Plenária  da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), quando a maioria dos pronunciamentos relacionou a operação como um desdobramento da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, instalada ano passado no Poder Legislativo.

O deputado estadual Delegado Péricles (PSL), que presidiu a CPI da Saúde, foi o primeiro a fazer a associação com a operação. “Esta operação, que ainda está em curso, traz mais uma vez o sentimento de dever cumprido pelo que os membros da Comissão fizeram. Verificamos que, na denúncia da Procuradoria Geral da República (PGR), há várias citações à CPI da Saúde. O trabalho técnico, isento e transparente que foi executado gerou resultados positivos”, comparou.

Wilker Barreto também fez a mesma correlação. “Hoje a população vê o desdobramento de um trabalho legislativo”, disse . Já o socialista Serafim Corrêa reafirmou a importância da CPI para que houvesse operações de combate à corrupção, como a Operação Sangria. “Ao contrário do que muita gente disse, a CPI teve sua importância, apontando fatos e irregularidades em contratos como a parceria-público-privada do hospital Delphina Aziz”, lembrou.

Em aparte, Fausto Junior (MDB) reconheceu o esforço de todos os membros, parabenizando os feitos da comissão, dizendo que a CPI com certeza vai entrar para a história.  Por sua vez, Dermilson Chagas (Podemos) apontou a Operação como uma 

chance de sentimento de justiça. “Com a operação da PF, a população do Estado acorda satisfeita porque vê a justiça sendo feita”, afirmou

João Luiz propõe criação da Lei de Incentivo ao Esporte e do Programa Bolsa-Esporte 

Foto: Mauro Smith 

O deputado estadual João Luiz (Republicanos), em conjunto com o deputado Felipe Souza (Patriota), órgãos, federações e associações esportivas, concluiu  durante reunião técnica, a confecção dos anteprojetos de Lei que instituem a Lei de Incentivo ao Estado e o Programa Bolsa-Esporte (Atleta) no Amazonas. Por meio de indicação, as propostas serão protocolizadas na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e enviadas ao Governo do Estado.

Após Audiência Pública e duas reuniões técnicas, os dois anteprojetos foram  finalizados com a contribuição e participação do diretor-presidente da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar), Jorge Oliveira; do representante da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Felipe Ferreira; do presidente do Conselho Regional de Educação Física da 8ª Região (Cref), Jean Carlos Azevedo; do presidente da Federação de Esporte Paraolímpico do Amazonas, Getúlio Filho; do presidente da Federação Amazonense de Ginástica, Artemis Soares; e do vereador Marcio Tavares (Republicanos).

Na avaliação do deputado João Luiz, os debates e a participação de dirigentes esportivos foram de suma importância para a confecção das propostas que irão valorizar, incentivar e contribuir para o desenvolvimento do esporte amazonense.

“Os propostas foram feitas a várias mãos para que fossem viáveis. Debatemos demandas e também soluções para beneficiar o esporte e o atleta amazonense. Reconheço que, de fato, o que enriqueceu esses projetos foi a participação de pessoas que atuam diariamente no esporte ou tem alguma relação com a área. Isso porque, são essas pessoas que têm o conhecimento da realidade e das necessidades enfrentadas pelo esporte amazonense”, afirmou o parlamentar, ao ressaltar que a participação de representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-Manaus) e da Sefaz contribuíram para a construção das leis.

“Não é possível fazer Leis sem consultar quem trabalha a parte tributária, orçamental e empresarial do Estado. Por isso, agradeço à CDL-Manaus e à Sefaz pela participação, que contribuiu, e muito, para a construção dos anteprojetos”, completou o Republicano.

Ainda de acordo com João Luiz, o próximo passo, agora, será enviar os anteprojetos para a Casa Civil do Estado, para que seja preparada a Mensagem Governamental com os Projetos de Lei, a qual será enviada para votação na Casa.

Para o diretor-presidente da Faar, Jorge Oliveira, ao trazer essa discussão para a Casa Legislativa, o Poder Legislativo marca seu apoio ao esporte amazonense. “As reuniões e os debates foram muito produtivos. A partir da Lei de Incentivo ao Esporte e do Programa Bolsa-Esporte, o Estado irá investir, cada vez mais, no desenvolvimento do esporte no Amazonas, contemplando a base, a classe estudantil e, principalmente, o alto rendimento”, comentou.

O presidente da Federação de Esporte Paraolímpico do Amazonas, Getúlio Filho, esse é um momento único, é o salto que o esporte do Estado estava precisando há muito tempo. “A gente fica feliz não só pela iniciativa do deputado, mas, principalmente, porque serão instituídas leis de incentivo ao esporte, o que significa que, pode mudar a gestão e o governante, mas as leis vão persistir”, concluiu.

Foto/Destaque: Divulgação

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email