Demanda por crédito cresce 7,7% em março

Após a queda de 4,4% em fevereiro/13, a quantidade de empresas que procurou crédito cresceu 7,7% em março de 2013 na comparação com fevereiro/13, conforme apurou o Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito. Na comparação com março do ano passado, a demanda das empresas por crédito recuou 10,4%. O destaque fica por conta das empresas da região Norte, que foram as que mais buscaram crédito em março, registrando alta de 10,7% frente a fevereiro/13.
No acumulado do primeiro trimestre de 2013, a procura das empresas por crédito exibiu queda de 7,0% frente ao primeiro trimestre do ano passado. Apesar da queda, este primeiro trimestre de 2013 registrou o melhor desempenho desde o segundo semestre do ano passado, já que haviam ocorrido recuos na demanda das empresas por crédito de 7,4% (3º tri/2012) e de 12,0% (4º tri/12), sempre na comparação interanual.
De acordo com os economistas da Serasa Experian, a alta da demanda das empresas por crédito em março pode ser atribuída ao fim do impacto sazonal adverso do mês de fevereiro (Carnaval e menor quantidade de dias úteis) bem como ao processo de retomada, ainda que num ritmo mais lento do que inicialmente se esperava, da atividade econômica.

Análise por porte

As micro e pequenas empresas se destacaram na busca por crédito em março/13, avançando 8,3% sobre o resultado de fevereiro/13. Já as médias empresas cresceram 0,5% a sua demanda por crédito em março/12 ao passo que a alta nas grandes empresas foi de 1,2%.
Apesar do bom desempenho em março/13, este não foi suficiente para reverter a queda acumulada no primeiro trimestre da demanda das micro e pequenas empresas por crédito. Assim, houve recuo de 8,2% frente ao primeiro trimestre de 2012 na demanda por crédito das micro e pequenas empresas. Por outro lado, tanto as médias quanto as grandes empresas encerraram o primeiro trimestre com altas em suas demandas por crédito de 10,4% e 19,4%, respectivamente, em comparação ao observado no primeiro trimestre de 2012.

Análise por setor

Em março/13 a maior alta na demanda por crédito foi verificada no setor comercial, cujo crescimento foi de 8,6% frente ao mês de fevereiro/13. As empresas de serviços expandiram a sua procura por crédito em 6,9% no terceiro mês de 2013, enquanto as empresas industriais exibiram alta de 7,4%.
No primeiro trimestre de 2013 são as empresas comerciais que registram o maior recuo em termos de demanda por crédito: queda de 9,7% frente ao primeiro trimestre de 2012. As empresas industriais fecharam o trimestre com queda de 8,6% e, nas empresas de serviços, o declínio foi de 3,1% no acumulado do primeiro trimestre de 2013.

Análise por região

As empresas da região Norte exibiram a maior alta da procura por crédito em março/13: 10,7% frente a fevereiro/13. Nas empresas da região Sul a alta foi de 8,8%. As empresas do Nordeste registraram expansão de 8,5% em suas procuras por crédito no terceiro mês de 2013. Nas empresas da região Sudeste o crescimento foi de 7,0% em março/13 e no Centro-Oeste houve expansão de 6,3%.
No acumulado do primeiro trimestre de 2013 os maiores recuos nas demandas das empresas por crédito ocorreram no Sul (-8,3%) e no Nordeste (-8,0%), em comparação ao primeiro trimestre de 2012. No Centro-Oeste e no Sudeste as quedas foram de 6,8% e de 6,3%, respectivamente.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Siga-nos

Notícias Recentes

JC Play

Podcast

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email