Demanda por crédito cai 3% em julho sobre ano passado

A demanda das empresas por crédito teve queda de 3% em julho ante o mesmo mês do ano passado, informou hoje a Serasa Experian. Na comparação com junho, no entanto, houve alta de 7,9%.
No acumulado do ano (janeiro a julho de 2012), a busca das empresas por crédito registra variação negativa de 1% frente aos primeiros sete meses do ano passado.
Segundo os economistas da Serasa Experian, a alta na demanda, verificada na comparação mensal, se deve a “expectativa da consolidação de trajetória um pouco mais acelerada para o crescimento econômico brasileiro, bem como da paulatina redução dos níveis de inadimplência tanto das empresas quanto dos consumidores.
Os especialistas apontam ainda que as incertezas quanto à conjuntura internacional têm desfavorecido a busca das empresas por crédito, levando a um fechamento negativo na análise sete meses.
“Esse cenário deverá se reverter gradativamente no decorrer deste segundo semestre”, dizem em nota.

Por porte

As micro e pequenas empresas reduziram sua busca por crédito em 3,8% em julho ante o mesmo mês do ano passado. Já as médias e grandes empresas aumentaram a demanda nesse mesmo tipo de comparação, em 11,1% e 11,5%, respectivamente.
Na análise por setor, as empresas do setor de serviços foram as únicas a apresentar alta na demanda na comparação anual, com 1,5%. Na indústria houve queda de 7,6% e no comércio a retração ficou em 6,2%.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email