Pesquisar
Close this search box.

Demanda de empresas aumenta 0,3%

O Indicador Serasa Experian de Perspectiva do Crédito às Empresas avançou 0,3% na passagem de junho para julho, atingindo o valor de 100,5. Foi a quarta alta mensal consecutiva deste indicador e a maior elevação desde abril de 2010. A empresa ressalta por meio de texto distribuído à imprensa que, como o indicador possui a propriedade de antever, num horizonte médio de seis meses, as oscilações cíclicas da concessão de crédito, esta seqüência de crescentes elevações mensais, sinaliza que a evolução das operações de crédito às empresas tenderá a se acelerar, especialmente a partir do último trimestre de 2010.
Segundo os economistas da Serasa Experian, a retomada de um ritmo de crescimento mais acelerado para economia brasileira após o enfraquecimento observado durante o segundo trimestre de 2010, e a possível interrupção do ciclo de elevações da taxa Selic, constituem elementos que deverão proporcionar uma dinâmica mais favorável para a contratação de operações de crédito, com recursos livres, por parte das empresas ao longo deste segundo semestre.
O Indicador Serasa Experian de Perspectiva do Crédito ao Consumidor, por outro lado, caiu 1,7% em julho de 2010, a sexta queda mensal consecutiva, atingindo o valor de 102,1. “Este movimento sinaliza que as concessões de crédito com recursos livres, para pessoas físicas, deverão evoluir mais lentamente no segundo semestre de 2010, comparativamente ao observado durante o primeiro semestre deste ano”, avaliaram.
Na análise dos economistas da Serasa Experian, a retirada dos estímulos fiscais às aquisições de bens duráveis e a elevação do comprometimento de renda do consumidor –tendo em vista a forte expansão do crédito registrada ao longo dos últimos 12 meses, dificultando a capacidade de absorção adicional de novos créditos–, são elementos que deverão ocasionar o crescimento mais moderado do crédito com recursos livres aos consumidores, durante o segundo semestre.

Metodologia do indicador

O objetivo dos indicadores Serasa Experian de Perspectiva é antever, num horizonte de seis meses, em que fase do ciclo estarão as seguintes variáveis econômicas: (i) atividade econômica, (ii) concessões reais de crédito ao consumidor, (iii) concessões reais de crédito às empresas, (iv) inadimplência do consumidor e (v) inadimplência das empresas. Em geral, as variáveis econômicas apresentam ciclos compostos por quatro fases distintas: (1) expansão, (2) reversão, (3) crise e (4) recuperação. Os indicadores mostrarão, justamente, a posição cíclica, para os próximos seis meses, de cada uma destas variáveis.
Cada indicador é construído analisando-se o poder explicativo e a antecedência de explicação de um universo de 325 variáveis econômicas e financeiras sobre a variável-objetivo. Para tanto, todas as 325 variáveis “candidatas” bem como a variável-objetivo foram filtradas usando-se a técnica de ondaletas, a qual nos permite estudar as relações entre as variáveis “candidatas” e a variável-objetivo em diversas escalas de tempo. Hoje, as ondaletas são adotadas em diversos campos, como a física (dinâmica molecular, astrofísica, geofísica – previsão de terremotos, mecânica quântica), processamento de imagem (análise de EEG e DNA, clima, reconhecimento da fala e visão artificial) e compressão de dados (o JPEG 2000 utiliza essa técnica).

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar