Decisões e aprendizados para uma carreira de sucesso

Esta semana, eu e a Josye Santiago, fizemos uma Live cheia de conteúdo positivo. Ela, que é brasileira e hoje reside no México como Materials Senior Leader Latino América, falou sobre sua carreira, mas não com o foco em contar uma história, e sim, com o foco de compartilhar dicas sobre como um profissional pode ter uma carreira de sucesso.

As dicas dela foram a inspiração para esse artigo, e as coloco abaixo com base nas considerações da Josye, que as trouxe com muita propriedade. Ah, e caso você queira ver na íntegra, o vídeo dela está gravado no IGTV do Instagram @paulapedrosaheadhunter

  • Seja audacioso

Em geral, quando ouvimos essa palavra nos remetemos a um significado negativo. Mas aqui, falamos do lado positivo dela. Sabe aquela ambição boa? Então, não tenha medo de expor o que você quer. É importante que seu superior, seus colegas de trabalho e as pessoas que te rodeiam saibam o que você quer, e quando a oportunidade surgir certamente lembrarão de você. Surgiu a oportunidade e não lembraram? Você mesmo pode lembrá-los. Exponha novamente seu desejo, observando sempre a forma de falar e o momento certo.

  • Seja determinado

Não tenha medo de trabalhar, e arregace mesmo as mangas. Pessoas determinadas são muito bem-vindas e muito bem vistas no mercado de trabalho. Faça o seu possível para surpreender sempre. Isso às vezes irá custar finais de semana ou seu tempo livre, mas vale a pena. Qual é o seu objetivo? Trabalhe para isso!

  • Tome decisões

As vezes, o medo de tomar uma decisão surge e geralmente é o medo de errar. Mas, não fique sem omisso ou em cima do muro. Avalie e analise suas opções e cenários para sua tomada de decisão. O medo de errar persiste? Tente pensar da seguinte forma: se for a decisão errada, volto e recomeço. Ainda assim, você terá um ganho: saberá que não aquela não era/é a decisão correta.

  • Peça feedback

O feedback vem para crescimento. Não o ignore e não tenha medo dele. Permita-se entender que se seu superior está tirando este tempo para você, é porque ele acredita que aquela conversa pode melhorar você e/ou suas atitudes, ele ainda acredita em você. Seu gestor não tem a prática de dar feedback? Tenha proatividade e peça feedback dele. Converso com diversos executivos e em sua grande maioria, foi um feedback “negativo” (isso mesmo) que fez toda a diferença no curso de sua carreira.

  • Adaptação as mudanças

Faz-se necessário que entendamos: não existe estabilidade. A empresa precisa reduzir? Você pode ter certeza de que os profissionais mais resilientes e com maior facilidade de adaptação a mudanças não serão os escolhidos para essa redução. Essa capacidade de adaptação faz com que você se molde a diversos cenários, o que traz um ganho sem igual, principalmente o aumento da sua empregabilidade e possibilidades de upgrades (promoção) e oportunidades em outros sites (unidades da empresa), inclusive fora do país.

  • Inteligência emocional

Saber lidar com as emoções é um grande diferencial para os profissionais. Não estamos falando de fingir ser alguém que você não é, porém, de lidar com suas emoções em diferentes momentos. Estamos falando de ter domínio próprio. Além disso, compreender as emoções do outro, ou seja, ter empatia.

  • Você é líder? Seja servo

O melhor líder é aquele que serve sua equipe. Esteja disponível e esteja junto. Em alguns momentos, sua presença servirá mais como um apoio moral, de toda forma, esse apoio moral é de extrema importância. Seu time saber que precisará ficar até tarde ou quem sabe virar a noite e ter seu líder junto? Isso não tem preço e isso permanecerá com eles. Com essa atitude, além de todos os benefícios, você ganhará sua equipe, principalmente para aqueles projetos ou demandas mais urgentes. Pode ter certeza de que, na necessidade, eles estarão com você e irão querer sempre fazer o melhor deles, porque tem esse exemplo vindo de você. Além de perceberem o quão grandioso líder você é, por ser um líder servidor. E acredite, não apenas sua equipe perceberá isso, sua reputação será reconhecida por outros. Os ganhos são incalculáveis.

  • Seja humilde

Independente do cargo que você ocupa, da posição que você chegou em sua carreira, lembre-se que todas as pessoas têm algo para te ensinar. E aqui eu falo inclusive do rapaz dos serviços gerais, da jardinagem, da moça que ajuda você em casa. Todos têm o que ensinar e você sempre tem algo a aprender. Seja humilde. Ao longo dos meus 18 anos de mercado, percebo que aqueles que não tem humildade, tem suas carreiras limitadas e curtas.

  • Seja grato

A gratidão é sentimento mais lindo que existe no mundo. Seja grato em atitudes e não somente em palavras. Lembre sempre das pessoas que o ajudaram a chegar onde você chegou, cite-as quando tiver oportunidade, lembre-se delas com mensagens em dias especiais. A gratidão é um sentimento que os melhores seres humanos têm.

  • Faça o certo corretamente

É o que eu sempre digo: faça o seu melhor em tudo, em cada detalhe. Seja uma tarefa grandiosa e de holofotes, seja uma tarefa pequena e de bastidores. O seu melhor em cada detalhe será notado, e as consequências positivas virão. E faça o certo corretamente em sua carreira, também. Sabe qual é o seu gap (ponto de melhoria)? Trabalhe nele! Use a determinação e audácia citada em pontos anteriores e faça acontecer. Você é o dono da sua carreira.

Bom feriado! E fiquem com Deus!

*Paula Pedrosa é Diretora Executiva, Headhunter e Coach de Carreira da Paulo Pedrosa Headhunter & Associados. Colunista de carreira, mercado e imagem corporativa do Jornal do Commercio.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email