Pesquisar
Close this search box.

Décimo terceiro dos aposentados será antecipado

Aposentados e pensionistas de todo país, devem receber a partir de 25 de maio a primeira parcela de antecipação do 13º salário repassado pelo INSS (Instituto Nacional de Seguro Social). A antecipação faz parte das medidas do governo para minimizar os impactos da pandemia de Covid-19 na economia. O pagamento deverá injetar R$ 56 bilhões na economia, no 1º semestre. O governo prevê que o valor repassado vai beneficiar aproximadamente 31 milhões de pessoas.

O incremento terá diferente destino, a depender da necessidade de cada cidadão, no caso do aposentado Júlio César, 69,  servirá para liquidar as dívidas adquiridas durante a pandemia. “Esse dinheiro vai ser para ajustar as contas. Na atual situação, dificilmente tenha algum brasileiro que não esteja endividado. Usei bastante o meu cartão de crédito.  Eu prefiro priorizar as contas e ficar com a mente tranquila”, garante o aposentado.

A situação exposta pelo aposentado, é realidade de grande parte das famílias brasileiras. No período pré-pandemia dificilmente as famílias encerraram o ano sem algum tipo de pendência no orçamento. Com a economia fora de compasso em razão da crise sanitária de Covid, esse comportamento ainda é mais evidente. Levantamento divulgado pela Serasa Experian indicou que o Amazonas fechou o ano de 2020 com maior índice de inadimplência 51%, em relação ao mesmo período de 2019. São quase 1,5 milhão de negativados em todo o Amazonas. Em números nacionais, essa situação chegou a 61,4 milhões, 3,1% menor que no mesmo período do ano passado.

Apesar do equilíbrio das dívidas ganharem destaque quando o assunto é um ‘dinheirinho extra’, muitos vão ajudar a fomentar a economia. É o caso da aposentada Graça Lima, 68. O abono já tem destino certo para a aposentada que vai aproveitar para  fazer uma pequena reforma na residência e investir em material de construção. “Vem em boa hora, porque eu tenho feito levantamento de preços e alguns produtos estão com preços bem em conta, diferente da época em que o pico da pandemia estava alta no nosso Estado. Vou usar tudo na construação”. 

A CDL-Manaus (Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus), considera que todo pagamento deste recurso é bem-vindo para fomentar o comércio. “O governo federal antecipando essa fatia para essa classe é excelente. Esse pagamento junto aos outros do funcionalismo público vem ajudar. Todos esses valores vão ajudar exatamente para o Dia das Mães e a melhoria do aquecimento para que a gente possa vender mais e contratar mais pessoas”, avalia o presidente da CDL-Manaus, Ralph Assayag. 

Pagamentos

A antecipação do recurso vinha sendo avaliada pelo governo, mas aguardava a aprovação do Orçamento. O secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Bianco, informou nesta quarta-feira (28) que a quantia será paga no final de maio, a primeira de duas parcelas do décimo terceiro salário a aposentados e pensionistas.

De acordo com o portal Uol, o valor do 13º salário do INSS é pago em duas parcelas, sendo a primeira parcela de 50%, sem qualquer tipo de desconto, em relação a segunda parcela, os outros 50% são pagos somados às reduções tributárias do IRPF quando as mesmas ocorrem.

Se for liberada o mais rápido possível a antecipação do 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS, a expectativa é que o pagamento seja feito de acordo com a folha mensal de benefícios.

Segundo o calendário do INSS para os aposentados e pensionistas, o dinheiro da 1º parcela do 13º salário seria depositado a partir do dia 25 de maio, até 8 de junho, por causa da divisão do calendário de pagamento dos benefícios do INSS. 

São datas diferentes para quem recebe até um salário mínimo de aposentadoria ou pensão, que começa a receber nos últimos dias do mês, e quem recebe acima de 1 salário mínimo, que recebe nos primeiros dias do mês seguinte.

Têm direito ao 13º salário do INSS aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão. Quem ganha BPC ou renda mensal vitalícia não recebe 13º salário.

Os segurados do INSS que terão direito de receber o 13° salário, são:

Aposentadoria; pensão por morte; auxílio-doença; auxílio-acidente; auxílio-reclusão; salário-maternidade

Foto/Destaque: Divulgação

Andréia Leite

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar