Pesquisar
Close this search box.

Debandada: Garantido perde levantadores de toada e outros itens após clima esquentar no Festival

O resultado do julgamento dos jurados do Festival Folclórico de Parintins ainda nem tinha começado nesta segunda, dia 27, e a crise que se instalou no boi Garantido só crescia. Depois de Sebastião Júnior se despedir do item levantador de toadas, após dez anos, hoje foi a vez de David Assayag e Edilson Santana também abandonar o barco. Assim, dos três levantadores, o boi amanheceu sem nenhum.

Pela primeira vez na história do festival, o Garantido levou três levantadores para a arena, além do auxílio da backing vocal Márcia Siqueira. Um para cada noite, na disputa com Patrick Araújo, o cantor solo das toadas do rival Caprichoso.

A saída de Sebastião Júnior, anunciada neste domingo, quando cantou pela última vez as toadas vermelhas, acelerou a exposição da crise. O alvo principal das críticas é o presidente do boi, Antônio Andrade. Ele é acusado de ter feito um desmonte na estrutura da agremiação.

Como resultado, David e Edilson, depois que a própria torcida criticou bastante a apresentação do Garantido neste festival, também se “demitiram” na manhã desta segunda-feira. A apuração do julgamento começou logo após às 14h.

Em post nas redes sociais, Edilson se dirigiu diretamente a Andrade e ao artista Sebastião Jr.

“[…] Eu graças à Deus sou liberto de vaidades e prezo muito a minha paz de espírito, por isso quero poder lhe ajudar [Andrade] e ajudar o Garantido ,aqui do meu lado de fora. A nação necessita do querido @levantadorsebastiaojr e ela o terá […]”, disse em trecho da mensagem.

Saída de Sebastião Jr

“Quem não respeita o tempo, nele se perde”. Foi com essa frase enigmática que Sebastião Jr anunciou que a noite deste domingo será sua última como item 2 do Boi Garantido. O levantador de toadas fez o anúncio durante a passagem de som do Garantido e apresentou uma deferência especial à torcida, agradecendo por tudo que fizeram por ele.

Sebastiao Jr no ensaio da terceira noite (Gilson Mello)

Ao fim da passagem de som, Sebastião se dirigiu primeiro para a galera contrária, pedindo que eles não deixem ninguém apagar o talento do levantador do Caprichoso, Patrick Araújo, que é seu sobrinho. Depois ele se dirigiu à galera do Garantido e disse que tinha decidido deixar o item após 12 anos.

Diretor musical, levantador de toadas e intérprete de mãe Catirina deixam o Garantido

Mais três integrantes do Boi Garantido anunciaram a saída do bumbá e engrossaram a lista de dissidentes. Dessa vez, o diretor musical Leonardo Pantoja, o levantador de toadas Edilson Santana, além de Rogely Ferreira Patrocinio, que interpretava Catirina, deixaram o boi vermelho. A exemplo de David Assayag e Sebastião Jr., os três utilizaram as redes sociais para anunciar a despedida. 

Leonardo Pantoja explicou que ontem (26), o seu ciclo contratual com o Garantido se encerrou, e com ele, independentemente de resultados, a passagem dele pela agremiação e pelo DGE. 

“Das responsabilidades a mim confiadas, e até das acumuladas, tenho a mansa consciência de que as prestei com dignidade e respeito ao compromisso profissional firmado, dentro é claro das minhas (im)possibilidades, enfrentando cada uma das inúmeras vicissitudes que singravam meu caminho”, disse ele na publicação.

O levantador de toadas Edilson Santana, em sua publicação, explicou que sua saída tinha como objetivo deixar o Garantido mais forte. Em tom enigmático, Edilson citou Sebastião Júnior, que ontem anunciou sua saída do Garantido. Segundo ele “a nação necessita do querido Sebastião Júnior e ela o terá”. 

David Assayag se despede do posto de levantador de toadas: “Jamais aprovei divisão”

No início da tarde desta segunda-feira (27) o cantor e levantador de toadas do Boi Garantido, David Assayag, comunicou que não permanece no cargo para os próximos anos do Festival Folclórico de Parintins.

A decisão foi informada por meio das redes sociais do cantor. Em despedida, David conta que se despede do posto e afirma que nunca aprovou divisões.

“É com grande tristeza que despeço-me do posto de levantador oficial de toadas do boi garantido.
Em todos os momentos me dispus a somar na área musical e jamais aprovei qualquer tipo de divisão que sempre é e será prejudicial ao garantido.

Peço desculpas ao povo encarnado se não consegui, neste festival, alcançar performance esperada, devido a fatores alheios a força do meu sentimento e da minha consciência pela vitória do garantido.
A gente segue na vida para encontros e reencontros ao som das toadas, como forma de consolidar o respeito a nossa histórica contribuição ao festival folclórico de parintins e, carinhosamente, a nação vermelha e branca!”

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar