1 de julho de 2022
Prancheta 2@3x (1)

Propor atividades que tragam transparência em ano eleitoral é a missão do Comitê Amazonas de Combate à Corrupção nas eleições de 2022 que, na manhã de quinta-feira (20), reuniu a Coordenação do Comitê de Combate à Corrupção formado pela Arquidiocese de Manaus, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e conselhos regionais de Contabilidade, Administração e Economia, além do  SJP-AM  (Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas – SJP/AM).

Criado há 8 anos, o comitê anunciou as atividades que serão desenvolvidas para o processo eleitoral das eleições gerais deste ano e preparou uma série de atividades voltadas para a população, uma das principais é o curso de multiplicadores do voto consciente que será presencial e ficará disponível em plataformas digitais.

Outra atividade será a  produção da cartilha de grupo de trabalho comandado por  grupo de advogados de combate à violência política contra genêro. “O objetivo é capacitar para identificar esse tipo de violência e também fiscalizar, apoiar e denunciar”, destacou Elcilene Rocha, coordenadora do grupo de combate à violência política. 

O integrante do comitê advogado e sociólogo Carlos Santiago diz que o grupo está dando a sua contribuição e objetiva colaborar com a política conscientizando a sociedade sobre a importância do processo eleitoral e do voto consciente. “O comitê também vai oferecer uma carta compromisso aos candidatos que tem como conteúdo o aspecto da ética, o combate à corrupção e transparência da administração pública. Também vamos trabalhar com propostas para desenvolvimento do combate à fome, além da programação de lives envolvendo a questão eleitoral e vamos promover um debate público entre os candidatos ao governo e ao Senado Federal”.

Ele enfatiza que a sociedade civil está ajudando, mas se a Justiça Eleitoral não for rápida e atenta às irregularidades que estão acontecendo e agir com o poder de polícia e o Ministério Público Eleitoral não for às ruas, certamente não haverá eleições limpas e o efeito da contribuição da sociedade não será tão importante. “Mas temos esperanças que os órgãos públicos e da sociedade civil irão promover ações necessárias para oferecer eleições limpas e transparentes”. 

Conforme o advogado Carlos Santiago, atualmente o Comitê tem sua sede no Conselho de Regional de Contabilidade e neste local serão recebidas todo tipo de denúncia quanto às irregularidades cometidas nessas eleições, e será produzido um documento a ser encaminhado aos órgãos competentes. Destacou também que o comitê irá oferecer à sociedade o curso “Multiplicadores do Voto Consciente”, com a finalidade de orientar o eleitor a votar de forma consciente, ética e pelo bom comum, e também ensinar a como fazer as denúncias.

O  SJP-AM dentro do comitê vai trabalhar fazendo a discussão como identificar as Fakes News, ver quais são as alternativas  que se tem também para fazer denúncia. “É importante que a gente olhe nesse trabalho com uma dimensão grande que vai servir a sociedade como um todo”, frisou Wilson Reis, presidente do Sindicato dos Jornalistas do Amazonas. 

Para Dom Leonardo Steiner, trata-se de uma manifestação da sociedade que deseja cuidar das eleições, para que sejam limpas, justas, que proporcionem a possibilidade de elegermos pessoas que estejam à disposição da sociedade brasileira. “É importante essa manifestação e esse acompanhamento, pois assim nós vamos ajudando as pessoas, a sociedade a se educar cada vez mais para eleger bem, dar bem o seu voto, um voto consciente”, destacou o arcebispo de Manaus.

Encontro

Estiveram presentes Dom Leonardo Steiner, Arcebispo de Manaus; Carlos Santiago, presidente da Comissão de Reforma Política e Combate à Corrupção da OAB AM; Marcus Evangelista, presidente do Conselho Regional de Economia – CORECON; Manoel Júnior, vice-presidente do Conselho Federal de Contabilidade; André Caria, vice-presidente do Conselho Regional de Contabilidade; Nelson Aniceto, presidente do Conselho Regional de Administração – AM; Inácio Guedes dirigente do Movimento Nacional de Combate à Corrupção Eleitoral – MCCE; Wilson Reis, presidente do Sindicato dos jornalistas profissionais do Amazonas; Elcilene Rocha, coordenadora do Grupo de Trabalho de Combate à Violência Política Contra Gênero; e Cassius Clei, Conselheiro da OAB AM e representante do presidente Jean Cleuter.

Ações 2022

Durante oito anos o comitê vem promovendo ações de educação política, fiscalização e comunicado da ocorrência de crimes de corrupção aos órgãos competentes para apuração e propositura das medidas judiciais cabíveis.  

As ações deste comitê proposta para este ano foram: 

• Curso de Multiplicadores do Voto Consciente nas versões digital, presencial, via programa radiofônico e podcast, para alcançar o maior número possível de eleitores no Amazonas;

• Grupo de Trabalho de Combate à Violência Política Contra Gênero. Serão realizados cursos (o primeiro será nos dias 28 e 29 de abril) produção de cartilha e atividades de prevenção e recebimento de denúncia que serão enviadas aos órgãos competentes;

• Lives que acontecerão uma vez por mês até julho, após esse mês será quinzenal, sobre a conscientização do voto consciente, o voto ético, eleições limpas e o Direito Eleitoral;

 • Seminário sobre os malefícios da fake news para a democracia e o processo eleitoral. Será realizado na segunda quinzena do mês de julho;

• Carta de Compromisso para que os candidatos ao governo assinem. Conteúdo: compromisso com a ética, com a transparência dos recursos públicos, com a defesa da Zona Franca de Manaus, com os projetos de desenvolvimento regional sustentável alternativos ao modelo ZFM, com o combate à pobreza, com a segurança pública, com os povos indígenas e outros. Ficará disponível aos candidatos a partir de 16 de agosto de 2022;

• Debates com os candidatos ao Governo do Amazonas. Programado para o mês de setembro;

• Recebimento de denúncias, fiscalizações e envio de irregularidades aos órgãos competentes.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Anúncio

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Siga-nos

Notícias Recentes

JC Play

Podcast

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email