Pesquisar
Close this search box.

David Reis emparedado

O presidente da Câmara Municipal de Manaus, David Reis (Avante), foi emparedado ontem pelos dois mais jovens vereadores da Casa, Amon Mendel (sem partido) e Rodrigo Guedes (PSC). Os dois convocaram uma entrevista coletiva para anunciar que vão assinar uma ação civil pública contestando a construção de um novo anexo no Parlamento, que serviria para abrigar novos gabinetes e custaria algo em torno de R$ 32 milhões. Consideraram a iniciativa “ilegal e imoral”. Não é o que pensa o gestor. Este tem concedido entrevistas defendendo o investimento e afirmando que os colegas precisam de estrutura para trabalhar. Defendeu inclusive o aluguel de nada menos que 41 caminhonetes para servir às comissões. Nas redes sociais Reis vem sendo alvo de ataques cada vez mais frequentes, de pessoas revoltadas com sua administração, que vem dispensando uma série de licitações para serviços que poderiam perfeitamente ser contratados em processos normais. Os órgãos de fiscalização por enquanto estão quietos em relação a ele.

HOMENAGEM

O advogado Saul Benchimol será homenageado com a Medalha Ruy Araújo pela Assembleia Legislativa do Amazonas hoje, às 10h. Filho de Isaac Benchimol, imigrante judeu cuja família veio do Marrocos, no século XIX, Saul Benchimol, juntamente com os irmãos Samuel e Israel, são os fundadores do Grupo Bemol. 

REGULAMENTAÇÃO

O diretor-presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Amazonas, João Rufino Júnior, anunciou ontem que a equipe técnica do órgão está desenvolvendo um estudo para apresentar uma proposta de regulamentação da Lei n° 5.420, conhecida como Lei do Gás. Sancionada no dia 17 de março deste ano, a lei trata do serviço de distribuição e comercialização de gás natural no Amazonas. Segundo o gestor, visitas técnicas estão sendo realizadas a outras agências reguladoras do país que regimentaram leis semelhantes.

AVANÇOS

gás
Foto: Lucas Silva/Secom

O governador Wilson Lima (PSC) participou do seminário que reuniu representantes de empresas que atuam no mercado do gás natural  no Amazonas. No encontro, realizado na Federação das Indústrias do Amazonas, foram debatidos os avanços alcançados após o governador sancionar o novo marco regulatório do gás natural. 

ESGOTO

O Governo do Estado, representado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais, junto a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus e a concessionária Águas de Manaus, participaram de uma audiência com o Ministério Público do Estado do Amazonas, em que firmaram o compromisso de expandir o tratamento de esgoto da capital.

TRATAMENTO

Durante a audiência, a UGPE apresentou as documentações de uma parceria com o município, para que o Estado faça a doação de uma área para que a concessionária realize investimento na construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto que realizará o tratamento dos efluentes do Distrito Industrial e bairros adjacentes.

AVIAÇÃO

O primeiro Termo de Cooperação Técnica firmado no Amazonas entre instituições da educação e da aviação, que tem por finalidade estabelecer a conjunção de esforços acadêmicos técnicos e científicos para a realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão, foi assinado pela Universidade do Estado do Amazonas e o Aeroclube do Amazonas.

TELEFÉRICO

Para poder atravessar o céu de uma das metrópoles amazônicas, o Instituto Municipal de Planejamento Urbano está realizando uma série de reuniões, pesquisas e prospecções, para a implantação do teleférico na capital, com previsão para ser inaugurado em 2024. A ideia é utilizar as melhores soluções disponíveis, unindo técnica, formato e modelagem de operação para desenvolvimento do projeto, buscando atrair a iniciativa privada, para reduzir o custeio do investimento público municipal e viabilizar a operação do empreendimento.

DEMOLIÇÕES

Fazendo intervenções no tecido urbano da capital, a Prefeitura de Manaus tem atuado no combate a construções ilegais e ocupações irregulares em todas as zonas, o que faz parte da rotina de fiscalizações diárias da Divisão de Controle do Instituto Municipal de Planejamento Urbano. De janeiro a agosto de 2021, a autarquia já realizou 30 demolições administrativas.

FESTIVAL

Nos dias 24, 25 e 26 de setembro, a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas, em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa e a Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Amazonas, vai transformar Manaus num palco para novas oportunidades de negócios, capacitação e fomento para o turismo no Estado com a realização do 1° Festival Amazonas de Turismo. Voltado ao trade e ao público em geral, o evento vai apresentar os melhores roteiros turísticos no Amazonas, reunindo cultura e gastronomia no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, das 15h às 21h.

125 ANOS

teatro amazonas
Foto: Michael Dantas/ SEC

Na próxima quinta-feira (22), o Governo do Amazonas lançará a exposição dos 125 anos do Teatro Amazonas, que contará com uma linha do tempo e painéis informativos sobre a construção do patrimônio histórico, o ex-governador Eduardo Ribeiro, os artistas que contribuíram para o valor cultural do edifício, imagens antigas, entre outros destaques. A exposição, que tem curadoria do artista plástico Jandr Reis, ficará disponível ao público a partir do meio-dia, e fará parte do roteiro de visitação do Teatro Amazonas.

FRASES

amom

“É ilegal e imoral.” Amon Mandel (sem partido), vereador de Manaus, sobre a construção de um novo anexo na Câmara Municipal

“Faça a conta. Use GNV.” Frase que permeia a campanha lançada ontem pelo governador Wilson Lima (PSC), para incentivar o uso de gás natural

Foto/Destaque: Divulgação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar