Pesquisar
Close this search box.

David já começa a trabalhar

David já começa a trabalhar

No primeiro dia como prefeito eleito de Manaus, David Almeida (Avante) não perdeu tempo e anunciou na tarde desta segunda-feira (30) o seu vice-prefeito eleito, Marcos Rotta (Democratas), como futuro secretário da pasta de Infraestrutura. David anunciou ainda doze nomes que vão compor a sua comissão de transição do governo municipal. Conforme resolução número 11/2016,  publicada em 2016 pelo Tribunal de Contas do Amazonas, os atual prefeito e o prefeito eleito têm um prazo de cinco dias úteis, a contar do resultado da eleição, para publicação no Diário Oficial das duas equipes. Coordenada pelo procurador do Estado, Tadeu de Souza Silva, a comissão contará com: o auditor fiscal de tributos estaduais da Sefaz-Am Luiz Gonzaga; os auditores de controle externo do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas Célio Bernardo e Clécio Freire; o analista do Tesouro estadual da Sefaz-AM Alessandro Moreira; o contador com especialização em auditoria fiscal e tributária Arnaldo Grijó; a professora Dulce Almeida. A lista segue com o primeiro secretário do diretório estadual do Avante, Renato Junior; o ex-deputado estadual Sabá Reis; ex-secretária de Estado de Assistência Social Regina Fernandes; o médico cardiovascular Luis Cláudio Cruz; e o vice-prefeito eleito Marcos Rotta. 

PRAZO CURTO

Em um ano atípico, por conta da pandemia do novo coronavírus, que reduziu os prazos das eleições e seu pós, a comissão do prefeito eleito, que será coordenada por Tadeu Silva, tem até a posse do novo prefeito para encerrar o trabalho da transição de governo. Em seguida, segundo Tadeu, a comissão terá até cinco dias para apresentar um relatório conclusivo para o Tribunal de Contas.

IMPACTO

O coordenador da comissão de transição lembrou que o calendário eleitoral foi reduzido por conta dos efeitos da pandemia. Para otimizar o tempo, Tadeu disse que a comissão vai aumentar a equipe de assessoria e apoio e, assim,  compensar o curto prazo.  “A transição acabou por ser impactada com a mudança do calendário eleitoral em função da Pandemia. Antes as equipes de transição tinham todo o mês de novembro e dezembro para a realização de seus trabalhos. Mas, agora, teremos pouco mais de três semanas antes da semana do Natal e Ano novo para encerrar os trabalhos com a posse do prefeito eleito”, explicou Tadeu.

CONTINUANDO

Confirmado por David como próximo secretário Municipal de Infraestrutura, Marcos Rotta, que assume a pasta pela segunda vez, disse que as obras que estão em andamento e que são benéficas para a cidade de Manaus devem ser continuadas. Ele ainda reforçou que a revitalização de ruas nos bairros mais pobres deve ser prioridade.

novo

É UM ADEUS?

Amazonino Mendes (Podemos) fez um pronunciamento enigmático depois que as urnas falaram. Disse que “provavelmente esta teria sido a última eleição”, mas também falou em continuar amando o povo e a cidade. Elegante, desejou sucesso ao adversário. Ele não tem do que reclamar. Aos 81 anos, foi muito bem votado e tornou dura uma disputa que parecia fadada ao fracasso. Ontem saiu para pescar, como de hábito.

TCHAU PT

O deputado federal Delegado Pablo Oliva (PSL) comentou em suas redes sociais a derrota do Partido dos Trabalhadores nessa eleição. No vídeo ele afirma que o PT não conseguiu eleger nenhum prefeito nas capitais. Isso não ocorria desde a redemocratização em 1985, há exatos 35 anos. O partido dele também não tem o que comemorar.

TECNOLOGIA

Para impulsionar o empreendedorismo e apoiar projetos de inovação tecnológica no Amazonas, o Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas, em parceria com Financiadora de Estudos e Projetos, lançou nesta segunda-feira (30/11) o edital do Programa de Apoio à Inovação Tecnológica (Tecnova II), com investimento de R$ 4,2 milhões.

ANTI-CORRUPÇÃO

A Delegacia Especializada em Combate à Corrupção promoveu ontem, na Câmara Municipal de Iranduba (distante 27 quilômetros em linha reta da capital), debate sobre a importância da luta contra a corrupção. O evento teve início às 10h, e contou com a presença da delegada-geral da instituição, Emília Ferraz; do titular da Deccor, delegado Guilherme Torres; e de autoridades e representantes da população local. Nada mais simbólico. Nas três últimas legislaturas não faltou vereador preso naquele município.

DE VOLTA

Os sorteios da Campanha Nota Fiscal Amazonense, promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Fazenda, já têm data de retorno: janeiro de 2021. Estão valendo para o sorteio especial todas as notas emitidas em 2020. Quem parou de colocar o CPF na nota por causa da interrupção momentânea da campanha, ganhou um bom motivo para exercer sua cidadania no mês de dezembro.

FRASES

“Não tem por que descontinuar as obras que estiverem em andamento.” Marcos Rotta (Democratas), vice prefeito reeleito de Manaus

“Aos poucos o PT vem sumindo literalmente do mapa, como ocorreu nas eleições de 2020.” Delegado Pablo (PSL), deputado federal

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar