Pesquisar
Close this search box.

David Fernandes assume a presidência do Cetran

Designado pelo governador Wilson Lima, o gerente de Interior do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), David Fernandes, assumiu a presidência do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) nesta segunda-feira (05/07).

Fernandes, de 36 anos, é graduado em Direito e Gestão Pública, e pós-graduado em Direito Penal e Planejamento de Trânsito. Atualmente ele cursa as especializações em Ciências Criminais, Mobilidade Urbana e Trânsito.

David Fernandes está no Detran desde 2011, onde atuou na subgerência de veículos, nos Postos de Atendimentos Descentralizados, além de ter sido assessor da presidência do órgão e coordenador-geral, por sete anos, do Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot) e Chefe do Setor Operacional. Atualmente, ele é gerente do setor de Interior do Detran-AM.

“É muito satisfatório ter a chance de ser presidente do Cetran, uma vez que trabalhei durante anos na fiscalização de trânsito e, agora, assumo o outro lado da ponta, com a experiência acumulada do que acontece nas ruas. A missão é ajudar e contribuir com os órgãos de trânsito para que possamos diminuir os acidentes, as imprudências no trânsito e salvar vidas”, declarou David Fernandes.

Integrantes 

Além do presidente, o Cetran possui conselheiros de secretarias e sindicatos do Amazonas, como Seinfra, Sinetran, Sindicargas, Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários, Detran, Polícia Militar, Arsepam, Instituto Municipal de Mobilidade Urbana, Centro de Formação de Condutores, representantes com conhecimentos em trânsito na área de psicologia e meio ambiente.

“Vamos elaborar no Conselho comissões que envolvam a educação, fiscalização e engenharia. Serão criados para que cada conselheiro seja responsável por uma comissão e a gente consiga fazer a junção de todas, com o intuito de deixar os órgãos de trânsito mais próximos ao Cetran para que possamos diminuir os conflitos e consequentemente melhorar o trânsito”, concluiu o novo presidente.

O que faz o Cetran

De acordo com o artigo 14 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o Cetran tem como atribuições cumprir e fazer cumprir a legislação e as normas de trânsito, elaborar normas no âmbito das respectivas competências, responder a consultas relativas à aplicação da legislação e dos procedimentos normativos de trânsito, estimular e orientar a execução de campanhas educativas de trânsito, julgar os recursos interpostos contra decisões da Junta Administrativa de Recursos de Infração (Jari) e dos órgãos e entidades executivos estaduais, nos casos de inaptidão permanente constatados nos exames de aptidão física, mental ou psicológica.

Para o presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá, a chegada de Fernandes à presidência do órgão normativo e consultivo máximo de trânsito no Estado vai oxigenar as ações do Cetran.

“Eu sempre acreditei numa visão diferente pro Cetran, com muita garra, muita vontade de realizar, e eu acho que o David notabiliza esses requisitos e não à toa ele foi indicado pelo governador a ser o novo presidente do Cetran. E, para mim, a grande missão do Cetran será nos auxiliar no processo de municipalização do trânsito no interior do Estado, expandir as políticas públicas de trânsito para o os municípios, além de organizar e orientar os municípios e os gestores locais com relação a políticas de mobilidade urbana adequada para um crescimento ordenado das cidades”, defendeu o diretor-presidente do Detran-AM.

Foto/Destaque: Divulgação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar