Pesquisar
Close this search box.

COM VÍDEO – David Almeida culpa ‘negacionistas’ por pandemia e faz política do ‘morde e assopra’ com Bolsonaro

O prefeito de Manaus, David Almeida, segue com movimentos cíclicos de aproximação e distanciamento em relação ao presidente Jair Bolsonaro (PL). Na manhã de hoje, durante lançamento da vacinação para crianças de 5 a 11 anos, no Parque da Criança, David culpou os chamados “negacionistas” pela manutenção da pandemia de Covid-19. 

Prefeito David Almeida diz que negacionistas são culpados por pandemia/Crédito: Reprodução Facebook

“A ciência e a medicina estão tendo de duelar com ideologias e pensamentos religiosos e políticos e isso é ruim. Muito da pandemia que estamos vivendo, vivemos em função de pessoas que teimam em não se vacinar, os chamados negacionistas. Nós temos aqui a constatação de que a vacina salva. A vacina é a arma mais necessária para nos proteger neste momento difícil. Quando nós nascemos todos nós fomos vacinados e não se questionava. Hoje se questiona por questões políticas e religiosas”, afirmou o prefeito. 

Na semana passada, o prefeito David Almeida recomendou que a população ouvisse os médicos e a ciência em questão de saúde. “Em matéria de saúde, ouça o seu médico e a ciência. Não ouça o seu líder religioso, nem a sua preferência política. Cuide da sua família, da sua saúde e procure um centro de atendimento de atenção básica da Prefeitura de Manaus ou do governo do Estado. A vacina salva vidas”, afirmou. O argumento utilizado pelo prefeito esteve muito presente durante a CPI da Covid no Senado.

O termo “negacionista” é, ao lado da palavra “genocida”, um adjetivo muito comum na boca dos opositores do presidente Jair Bolsonaro. Também foi quase uma palavra de ordem durante a CPI da Covid, realizada no Senado, que catapultou o movimento oposicionista contra o presidente no último ano. 

A favor ou contra?

Mas o prefeito estava longe de se posicionar politicamente entre os que se assumem contra o presidente Jair Bolsonaro. Em muitos momentos no seu primeiro ano de mandato o prefeito acenou positivamente com os bolsonaristas. A postura atual parece indicar uma mudança de rota neste relacionamento.

Coronel Menezes, Bolsonaro e David em Brasília, em encontro fora da agenda do presidente/Crédito: Divulgação redes sociais

No dia 8 de junho, esteve em Brasília com o presidente Jair Bolsonaro em encontro articulado pelo Coronel Alfredo Menezes, uma das principais lideranças associadas ao presidente Bolsonaro em Manaus. O encontro foi para articular investimentos que mais tarde foram consolidados para a capital amazonense. 

No dia 29 de junho, o prefeito esteve com o Coronel Alfredo Menezes  fiscalizando a conclusão das obras de um conjunto habitacional na Zona Norte da cidade que, no mês de agosto, seria inaugurado pelo presidente Jair Bolsonaro.  

No dia 15 de julho, David Almeida prestigiou a homenagem feita na Câmara Municipal de Manaus ao titular da Secretaria de Atenção Primária do Ministério da Saúde, Raphael Câmara Parente,  que recebeu a Medalha de Ouro Cidade de Manaus, a maior honraria concedida pelo Parlamento Municipal. Raphael era o número um do ex-ministro Eduardo Pazzuello

David Almeida prestigiou homenagem a secretário de saúde do governo Bolsonaro na CMM/Crédito: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM

Raphael Parente esteve em ação em Manaus no início daquele ano e foi um dos principais protagonistas na política do chamado tratamento precoce com o uso de remédios que integravam o chamado kit-covid, com a adoção, dentre outros, da cloroquina. Em um discurso de mais de 20 minutos na homenagem, o prefeito destacou a importância das ações do governo federal.  

“O doutor Rafael esteve conosco no início de janeiro em razão da pandemia. Ele ajudou muito a cidade de Manaus. Foram mais de 108 médicos enviados para reforçar os atendimentos. Vamos fazer a reforma de 68 UBS (Unidades Básicas de Saúde), construir mais 20 de porte 4, tudo isso em parceria com o Ministério da Saúde, ainda da época do ministro Pazzuelo, e agora com o ministro Queiroga”, disse o prefeito, na ocasião. 

Finalmente, o prefeito David Almeida também esteve, no dia 26 de outubro, entre os convidados no seleto jantar na casa do ex-ministro Pazuello em Manaus com o presidente Jair Bolsonaro. Na ocasião destacou os investimentos para Manaus que seriam anunciados por quem chamou de “nosso” presidente.

Fred Novaes

É jornalista
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar