Pesquisar
Close this search box.

David Almeida celebra vacina em live, mas omite diferença entre ômicron e delta

O prefeito de Manaus, David Almeida, abriu uma live no fim da tarde desta terça-feira para comemorar as “vitórias” com o avanço da vacina na capital amazonense e chamar a população para completar o esquema vacinal. 

David Almeida apresentou números que, segundo ele, comprovam a eficiência da vacina. “Em janeiro do ano passado, foram 4.613 sepultadas, sendo 2.179 com Covid-19, ou 47% do total.  Até o dia 18 de janeiro deste ano, foram 642 sepultados, sendo 14 por Covid-19, ou 2,5% do total. Isso mostra como a vacinação tem alcançado resultado. Os números não mentem”, afirmou. 

O prefeito apenas não citou a diferença entre as variantes da doença neste ano (ômicron) sobre a ocorrida em janeiro do ano passado (delta). 

Segundo informação do Jornal Correio Braziliense, um estudo feito pelo Instituto Todos pela Saúde (ITpS), em parceria com os laboratórios Dasa e DB Molecular, constatou que a variante ômicron prevaleceu em 98,7% das amostras analisadas no Brasil. Os pesquisadores analisaram 8.121 amostras coletadas entre 2 e 8 de janeiro de 2022. 

Os analistas constataram que a variante ômicron vem sendo responsável pelos recordes de contágio que se multiplicam no país e no mundo, mas que a variante, apesar de forte, é considerada bem menos letal que a Delta. Estudo publicado pelo Imperial College de Londres, no fim de dezembro, mostra que o risco de internação hospitalar para pacientes com a variante ômicron da covid-19 é de 40 a 45% menor do que os pacientes com a variante delta. 

David Almeida também destacou a cobertura vacinal da capital amazonense. Segundo o prefeito, com a primeira dose, já há cobertura de 94% da população.  Com as duas doses, 84% da população e com dose de reforço, 21% da população.

A abertura de mais um centro de testagem de covid-19, agora no Vasco Vasquez, também foi comemorada pelo prefeito. A abertura acontece amanhã, às 9h. No período de 3 a 17 de janeiro, a Semsa fez 30.923 testes no centro instalado no Studio 5 e constatou 15.063 casos positivos, ou 49% do total.

Fred Novaes

É jornalista
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar