Pesquisar
Close this search box.

Dana fornece componentes de transmissão e motor para novo Polaris Ranger RZR

A Dana nos Estados Unidos vai equipar o novo Ranger RZR, um autocross para duas pessoas recém-lançado pela fabricante de veículos todo-terreno Polaris. A Dana fornecerá conjuntos de transmissão e cardans Spicer, juntas Victor Reinz e radiadores Long para o modelo, projetado para atrair diferentes estilos de motoristas, incluindo praticantes de trilhas, caçadores e entusiastas do esporte.
“Estamos satisfeitos em ampliar nosso relacionamento com a Polaris, uma empresa conhecida pelo entusiasmo e inovação, e em apoiar o lançamento do Ranger RZR”, disse Glenn Richardson, vice-presidente da Dana e gerente-geral da Sistemas Fora-de-Estrada – Américas & Ásia-Pacífico.
“Desenvolver produtos de transmissão e motor que atingissem os critérios de desempenho e as limitações de espaço do Ranger RZR foi um desafio e uma grande oportunidade para nossas equipes da engenharia”, destacou.

O Ranger RZR conta com tração 4×4 automática. O sistema acopla a tração dianteira quando o motorista precisa de tração adicional e reverte para 4×2 quando não é mais necessário. Este sistema inclui os conjuntos de transmissão Spicer produzidos pela Dana em Fredericktown, Ohio, nos EUA. Os conjuntos abrangem um eixo traseiro que transfere continuamente torque para ambas as rodas traseiras, para situações de reboque; uma transmissão de cinco posições -estacionamento, ré, ponto morto, para frente e reduzida- que utiliza um exclusivo mecanismo de mudança de marchas sequencial, patenteado pela Dana; e uma caixa de transferência que transfere força para o eixo dianteiro.

A transmissão e a caixa de transferência incorporam engrenagem helicoidal, e o eixo traseiro utiliza um conjunto de engrenagens hipóides automotivas que possibilita a transmissão de força de forma suave. Todas as carcaças são de alumínio, o que garante menor peso. O drivetrain também incorpora dispositivos elétricos -um interruptor para indicação da marcha selecionada e um sensor de velocidade.

Os cardans Spicer(r) para o Ranger RZR são produzidos na fábrica da Dana em Itzia-Deba, Espanha.

Movido pelo motor Polaris Big Bore 800 Twin EFI, o Ranger RZR é o autocross de aceleração mais rápida e com a maior potência de sua categoria -alcança 56 km por hora em quatro segundos e velocidade máxima de 88 km/h.

Para refrigerar esse motor de alta performance, o carro conta com radiadores em alumínio da série Long CT, produzidos pela Dana na unidade de Cambridge, em Ontário. Entre os componentes de vedação fornecidos pela Dana estão vários produtos Victor Reinz, como juntas de cabeçote MLS e juntas de uma única camada de aço produzidas em Milwaukee, Wisconsin; juntas secundárias feitas em Robinson, Illinois; além dos pratos das molas de válvulas feitos em Avilla, Indiana (EUA).

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar