Mais de 17% dos segurados fornecem dados errados ao agendar atendimento na Central 135. Das 329.538 ligações de confirmação de agendamento, feitas pelos atendentes do 135 desde 18 de junho até o dia 21, 58.747 (17,82%) não foram localizados –nem o telefone nem o nome do segurado eram corretos.
Os segurados de São Paulo, justamente onde o tempo de espera por agenda é quase duas vezes maior que a média nacional –49 dias– estão entre os que mais fornecem dados incorretos –26,78%. Em seguida estão os segurados dos Estados Minas, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Na sequência, estão os Estados do Nordeste, com 17,92%, os dos Estados do Sul (16,29%) e os do Norte e Centro-Oeste (13,07%).
Os segurados que ligam para o 135 para agendar atendimento e informam nomes e telefones errados ou inexistentes, prejudicam aqueles que realmente necessitam do serviço.
Informações erradas também prejudicam a eficácia de serviço de confirmação do agendamento implantado pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e, consequentemente, impede a boa gestão da agenda das APS, cujo objetivo é abrir mais vagas para os segurados que precisam agendar atendimento no caso de haver desistências.
O INSS estuda medidas para resolver problemas provocados por informações incorretas, já detectados antes e confirmados desde que os operadores da Central começaram a confirmar o agendamento.