Pesquisar
Close this search box.

Curva da Covid-19 se acentua

Divulgação

O Amazonas registrou mais 209 casos de Covid-19, totalizando 2.479 casos confirmados do novo coronavírus no estado, segundo boletim epidemiológico divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde. Também foram confirmados mais 13 óbitos pela doença, elevando para 206 o total de mortes. O boletim aponta que 1.203 pessoas com diagnóstico de Covid-19 estão em isolamento social ou domiciliar, o que corresponde a 48,5% dos casos confirmados no Amazonas. De ontem para hoje, mais 153 pessoas se recuperaram da doença e estão fora do período de transmissão do vírus, totalizando, agora, 879 recuperados. A secretária de Saúde, Simone Papaiz, afirmou que o Governo do Estado está avançando nas tratativas com o Governo Federal para a instalação do hospital de campanha anunciado pelo Ministério da Saúde. A proposta é que essa unidade seja exclusiva para o atendimento a pacientes com quadro de média complexidade.  Em paralelo, a Susam estreitou o diálogo com outras unidades hospitalares da capital com o objetivo de aumentar a oferta de leitos de referência para Covid-19.

Cooperação

O governador Wilson Lima (PSC) disse que está elaborando uma carta para enviar à Força-Tarefa Mundial de Governadores para Climas e Florestas (GCF Task Force – sigla em inglês) com o objetivo de mobilizar uma cooperação internacional entre os países em desenvolvimento no combate à pandemia. Ele afirmou, ainda, que também endossa a proposta do prefeito de Manaus, Artur Virgílio Neto (PSDB), para ampliar articulações com organismos internacionais em auxílio aos esforços que já vêm sendo feitos no Amazonas.

Medidas

Já Arthur anunciou que reforçará as medidas para manter o isolamento social na capital do Amazonas e declarou que vai pedir ajuda internacional, para o enfrentamento à doença. “Momentos duros exigem que se tomem atitudes antipáticas para que não sejam desastrosas”, avaliou.

Contaminado

O deputado Ricardo Nicolau (PSD), que se licenciou do cargo para assumir a administração do hospital de campanha da Prefeitura de Manaus, anunciou agora há pouco que testou positivo para o novo coronavírus (Covid-19), depois de tomografia realizada na sede do grupo hospitalar da família dele.  Ele garantiu que fazia o comunicado em nome da transparência que prometeu adotar ao longo dessa trajetória de combate à pandemia.

Ciência

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas recebe até hoje as propostas de interessados em participar  do Programa CT&I em Emergências de Saúde Pública no Amazonas-Covid-19. O edital é destinado a cientistas que atuam no Amazonas em pesquisas estratégicas que tenham a aplicação de seus resultados na resolutividade de questões relativas à pandemia do novo coronavírus, causador da Covid-19.

Antecipados

A secretária de Saúde, Simone Papaiz, esteve reunida com o reitor da Universidade do Estado do Amazonas, Cleinaldo Costa, para discutir a distribuição dos médicos que tiveram a formatura antecipada pela universidade e que vão reforçar o corpo de profissionais de saúde do Estado por conta da pandemia do Covid-19.

Atualização

Os produtores rurais de 13 municípios das regiões sul e sudoeste do Amazonas, que fazem parte do Bloco I do Plano Estratégico de 2017-2026 do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa, com a suspensão da vacina contra a febre aftosa, a partir de maio, deverão realizar a atualização cadastral de animais. Os restantes dos municípios manterão o calendário de vacinação normalmente.

Biogeronto

Um grupo de pesquisadores da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade desenvolveu um site reunindo pesquisas e orientações nas áreas da Gerontologia e Biomedicina para acesso pelos profissionais de saúde e pela sociedade em geral. O Biogeronto FUnATI (https://biogerontofunati.com) foi criado em parceria com grupos de pesquisas nacionais e internacionais, em especial o Programa de Pós-Graduação em Farmacologia, o Laboratório de Biogenômica e o Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da Universidade Federal de Santa Maria.

Apelo

O senador Eduardo Braga (MDB) pediu urgentes providências do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), no fim da tarde de ontem, para reforçar os serviços de saúde de Manaus e de todo o Amazonas frente à pandemia da Covid-19. A reunião ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília.

Frases

“Esse é o momento de união e da gente pedir ajuda de quem pode nos estender a mão.” Wilson Lima (PSC), governador do Amazonas

“Aqui no Amazonas, nós temos dois grandes problemas que não estamos conseguindo resolver agora. Não se pode querer criar um terceiro problema: o político.” David Almeida (Avante), ex-governador

Fonte: Redação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar