Cursos à distância são opção de capacitação para nova economia

Para ajudar empresários a lidar com a crise que ronda os negócios causada pela Covid 19,  entidades promovem cursos e consultoria online como alternativa de suporte frente ao atual cenário. 

O Sebrae Amazonas (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no  Amazonas) vem oferecendo uma série de conteúdos, dicas e recomendações por meio de transmissões ao vivo aos empreendedores do Estado. De acordo com a gerente de atendimento e relacionamento do Sebrae-AM, Maria Helena Souza Garcia, são mais de 100 cursos disponíveis na plataforma EAD e estão sendo bastante demandados. Entre os cursos estão consultoria online e contábil, finanças, marketing digital, mídias digitais, inovação, gestão e processos, além do atendimento remoto Fale com o SEBRAE que atende pessoa física e jurídica.

A consultoria online é  focada ao MEI (Microempreendedor Individual) ME (Microempresas) EPP (Empresas de Pequeno Porte). Disponibilizando 4h de consultoria totalmente grátis, também uma gama de 116 cursos online para empreendedores formais e informais. 

“Vejo de extrema importância e relevância para os pequenos negócios o acesso a conteúdos ricos e com orientações por meio do EAD e sobretudo o contato por meio das consultorias online e Fale com o Sebrae. Nossos contadores e economistas, dentre outras consultorias relacionadas acima, atuam orientando diretamente os empresários na sua principal demanda ou questão empresarial”, detalhou. 

Desde o dia 30/03 o Sebrae/AM vem fazendo transmissões ao vivo via conta institucional do Instagram. Nessa rede social, diariamente, em geral das 15h às 16h, um especialista do Sebrae aborda um assunto pertinente ao momento e tira dúvida do público que acompanha a transmissão. Segundo o Sebrae-AM, na primeira semana cerca de 2.915 foram inscritos nos cursos online, no Webinar 313 efetuaram a inscrição.

“Nossa meta é efetuar  22 mil atendimentos em vários canais. EAD, Fale, Central de Relacionamento, consultoria online, portal, atendimento por Whatsapp em três semanas, atendemos 15 mil”. 

Segundo o presidente Nacional do Sebrae, Carlos Melles, uma das principais qualidades dos pequenos negócios é a capacidade de reagir de forma rápida. “A marca da micro e pequena empresa é a resiliência. Apesar de todas as crises recentes, os pequenos negócios geraram 12 milhões postos de trabalho nos últimos anos. Não será diferente agora. As pequenas empresas, devidamente apoiadas pelo Sebrae e pelo governo, serão capazes de superar essa nova situação”, destaca.

Consultoria 

A preocupação com o impacto da crise, especialmente a categoria, também é a frente defendida pelo Senac-AM (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial no Amazonas), que tem promovido campanha de atendimento ao empresário, com prestação de consultoria online para as empresas que precisam de um novo direcionamento. Com dicas de e-commerce, comércio 4.0, delivery, meios de pagamento online. De acordo com a gerente de negócios e produtos educacionais da entidade, Fabíola Bichara Feitosa, o objetivo é possibilitar ao empresário um canal de comunicação direto e consultoria on-line

“O Senac Amazonas preocupado com a crise econômica, em virtude do Covid-19, criou um canal de atendimento ao empresário, propiciando um espaço para orientações relacionadas a vendas online, conectividade e webdesign, pois em virtude do Isolamento social várias empresas precisaram se reinventar para não perder o contato com os clientes, principalmente criando canais de comunicação”. 

Ela enfatiza que o projeto tem como objetivo nortear as ações de comunicação e implantação de ferramentas para prospecção de clientes, bem como, capacitar colaboradores, através dos cursos a distância que estarão disponíveis a partir de maio para empresários e seus colaboradores.

“A adesão se dará através e-mail [email protected], basta nos contactar que direcionaremos nossos esforços para atendê-los da melhor forma”. 

Sebrae

Para participar das palestras via webinar basta acessar e fazer a inscrição, que é gratuita.

Quanto aos canais disponíveis para atendimento remoto (não presencial), são os seguintes:

Site:http://www.sebrae.com.br/amazonas onde se tem acesso ao canal Fale com Especialista e à Biblioteca online.Nesse site o empresário acessa também os cursos do EAD, o Fale e a consultora online.

Central de Relacionamento com o Cliente: 0800 570 0800. A ligação é gratuita e pode ser feita por telefone móvel ou fixo. O serviço funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h. Para os cursos à distância: WhatsApp: (92) 98435-2660

Outros segmentos

A Arcos Dorados,franquia independente do McDonald's no mundo, realiza o webinar Redução do Desperdício de Alimentos que acontece desde o dia 13 de abril como parte do curso online e gratuito oferecido para micro e pequenos empresários do setor de alimentação. 

O conteúdo faz parte do curso oferecido pela empresa para micro e pequenos negócios do setor de alimentação e fornece dicas de como reaproveitar os ingredientes

O curso conta com uma grade dividida em três pilares principais: Segurança Alimentar, Higiene e Desenvolvimento Sustentável, frentes em que a companhia é reconhecida internacionalmente por sua excelência. Essas áreas têm importância essencial para assegurar medidas de prevenção de contaminação por microrganismos, incluindo o novo Coronavírus.

O webinar Redução do Desperdício de Alimentos conta com a coordenação de Leonardo Lima, Diretor Corporativo de Desenvolvimento Sustentável e Compromisso Social da Arcos Dorados, e com as participações de Alcione Silva, Fundadora e CEO da Connecting Food, Guida Aoki, Diretora Pedagógica da ONG Alquimia, e Daniela Garcia, Diretora de Operações e Associações do ICCB – Instituto Capitalismo Consciente Brasil. 

“O momento exige comprometimento de todos para proteger a população. Acredito na união de forças para que o país possa superar esse momento de pandemia causada pelo novo Coronavírus”, comenta Paulo Camargo, presidente da Divisão Brasil da Arcos Dorados.

Apoio a micro e pequenos empreendedores

Acreditando na união de forças para que o país possa superar esse momento causado pelo novo Coronavírus, o McDonald’s decidiu apoiar micro e pequenas empresas do setor de alimentação no Brasil, abrindo turmas de formação gratuita e online voltadas a profissionais que atuam nesse segmento.

Os cursos contam com uma grade dividida em três pilares principais: Segurança Alimentar, Higiene e Desenvolvimento Sustentável, áreas em que a companhia é reconhecida internacionalmente por sua excelência. Essas são esferas fundamentais para garantir medidas de prevenção de contaminação por microrganismos, incluindo o novo Coronavírus. 

O curso já contou com 1.845 inscritos e teve início no final de março. A gravação de cada módulo está sendo disponibilizada na plataforma, por meio do site https://trilhas.info/, para que os novos interessados possam acompanhar o conteúdo.

Fonte: Andreia Leite

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email