Pesquisar
Close this search box.

“Crises estimulam novos negócios”

https://www.jcam.com.br/0808_B1.png

A vida profissional do paulista Ademir Soares é tão diversificada como seus empreendimentos. Em Manaus desde 1989, como diretor de uma indústria, foi na capital amazonense que ele conheceu sua futura esposa e adotou a cidade. Ademir foi professor de economia e gestão de negócios, na PUC, em São Paulo, onde era responsável por grupos de estudos internacionais sobre economia. É mestre em filosofia social e engenharia de produção e pertenceu à primeira turma de MBA da USP. Apesar de estar na área empresarial desde os 18 anos, com uma empresa de assessoria contábil, sua carreira como empresário só deslanchou no início deste século quando teve a ideia de transformar seu restaurante numa franquia. Hoje Ademir é o proprietário de 59 lojas e desde 2007 aparece na lista da ABF (Associação Brasileira de Franching) entre os dez melhores franqueadores do Brasil, por isso suas opiniões devem ser seguidas por quem quer entrar nesse ramo.

Jornal do Commercio: Você começou com uma loja, em Manaus, e hoje possui 59, espalhadas pelo país ao longo dos últimos 16 anos.
Ademir Soares: O grupo possui 45 lojas da franquia Risotto Mix, cujas atividades iniciaram em 2000; um restaurante Vitório (2000); cinco lojas da Bella Mineira (uma delas no Manauara Shopping), (2002); três Langrill, (2003); e cinco unidades da Fatiagrill, (2006). Realmente começamos inaugurando lojas próprias em Manaus e Jundiaí/SP, e desde então não paramos mais.

JC: Todas são franquias?
Ademir: Sim, todas foram formatadas para serem comercializadas como franquias. A Risotto foi a primeira marca formatada em franquia em 2002, a Langrill em 2004, a Bella Mineira em 2006 e a Fatiagrill em 2007.

JC: Como teve a ideia de transformar suas empresas em franquias?
Ademir: No Brasil o formato de franquia não tinha a popularidade que tem hoje. Atento ao mercado, aproveitamos o sucesso da nossa marca aqui em Manaus e investimos na formatação de modelo de franquia nos filiando a ABF. A Risotto Mix já nasceu estruturada, fruto de dois anos de pesquisa e planejamento. O objetivo era oferecer a alta gastronomia no conceito de fast food nas praças de alimentação de shopping centers.

JC: É muito difícil criar e expandir uma franquia?
Ademir: Não, não é difícil, mas para criar uma rede de franquia é necessária uma avaliação cuidadosa do negócio que, muitas vezes, pode ser conduzido por um consultor na elaboração de um Business Plan. É necessário que a empresa esteja muito organizada e com todas as etapas do processo produtivo, administrativo e financeiro documentados. Não esquecer, é claro, que a loja própria deve ser modelo por conta do sucesso já alcançado por si mesma.

JC: O que está faltando para o empresário amazonense começar a franquiar suas empresas?
Ademir: Ser ousado, pois como dizia o poeta: “o caminho do risco é o sucesso”. Manaus evoluiu muito na gastronomia criando muitos diferenciais, portanto pode alcançar outras regiões e até o mercado internacional. Lembrando que antes é necessário elaborar o manual de franquias completos (financeiro, RH, compras, processos, sistemas, equipamentos e treinamento). O ponto fundamental para alcançar o sucesso é oferecer ao futuro franqueado todo o suporte desde a negociação inicial, a elaboração de contrato, até o pleno funcionamento do negócio.

JC: Como está enfrentando a crise econômica no país e qual o melhor caminho a seguir numa hora dessas?
Ademir: O diferencial no mundo dos negócios é estar sempre buscando uma forma de garantir a sobrevivência da empresa diante de eventuais crises econômica e política.
A crise, claro, nos atingiu e nesse momento procuramos agir sem desespero e temores, aproximando-nos mais dos parceiros (colaboradores, franqueados, fornecedores); adequando a realidade do momento revendo o mix de produtos e eliminando os de baixo giro; reduzindo o grau de endividamento através de renegociações de contratos; otimizando processos produtivos e administrativos e em último caso Downsizing.

JC: As crises passam, então o empresário deve estar sempre preparado para o próximo passo. Quais seus projetos futuros?
Ademir: A crise passa, mas não para todos, dito pelo alto número oficial de fechamento de empresas nesse período de crise. Momentos de crise servem também para o empresariado buscar novos negócios e aflorar a criatividade em busca de inovações. Estivemos na maior feira de franquias do mundo, a ABF Expo deste ano, em São Paulo, e o objetivo foi aproveitar nossa estrutura e continuar crescendo na área de franchising. Na nossa rede estamos sempre em busca de novidades de produtos e tecnologia para oferecer no mercado. Após várias análises, estamos projetando para o futuro oferecer ao franqueado a possibilidade de investir em nossas marcas segundo a tendência de mercado, ou seja, com menores investimentos nas lojas, redução na taxa de franquia e carência nas taxas de royalties.

59 Lojas espalhadas por todo o Brasil sendo:
45 Lojas da franquia Risotto Mix
1 Restaurante Vitório
5 Restaurantes da Bella Mineira
3 Restaurantes da Langrill
5 Restaurantes da Fatiagrill

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar