Pesquisar
Close this search box.

Crise deve alterar atual sistema

“Os efeitos da crise que começou nos Estados Unidos, em função do deterioramento das carteiras de crédito hipotecárias, já são globais. Nenhum país está imune. O trabalho agora é avaliar os danos acarretados e implementar medidas anticíclicas já tomadas em conjunto por vários governos, inclusive o brasileiro. O certo é que o Sistema Financeiro, depois dessa crise, não será o mesmo”.
A avaliação é do diretor de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Carlos Alberto Santos, durante a abertura do 2º Fórum Brasileiro Sistemas de Garantias de Crédito, uma promoção conjunta do Sebrae e Banco Central, que reúne especialistas do Brasil e do exterior no Hotel Pestana em Salvador, Bahia. O evento precede o 13º Fórum Ibero-americano Sistemas de Garantias e Financiamento para Micro e Pequena Empresa que, pela primeira vez, aconteceu no Brasil, no mesmo local, nos dias 16 e 17 de outubro.
Segundo o diretor, a atual crise deu ainda maior relevância aos dois fóruns, que discutirão justamente como implementar políticas seguras de concessão de crédito. Para ele, é realmente hora de se trabalhar para a consolidação no Brasil de mecanismos de segunda geração de aval, como as Sociedades de Garantias de Crédito; mecanismos que estabeleçam pontes seguras entre os agentes financeiros e as micro e pequenas empresas; que coloquem em pauta o crédito não como um fim, mas como meio de se obter um setor produtivo saudável e competitivo, sempre apostando em mais crescimento e geração de renda.
Carlos Alberto enfatizou que a concessão do Prêmio Nobel de Economia para o economista americano Paul Krugman reforça a avaliação de que a forte ação coordenada dos governos para debelar a atual crise vai provocar mudanças profundas no Sistema Financeiro. “Krugman é um crítico do modelo que vinha vigorando e que acarretou grandes perdas a pequenos, médios e grandes poupadores/investidores, o que certamente reduzirá os índices de crescimento da economia mundial. Krugman nunca surfou na onda dos ganhos exuberantes do mercado nos últimos anos. Vozes como a dele certamente encontrarão agora mais eco”, afirmou o diretor da entidade.
O executivo do Sebrae disse ainda que o Brasil foi um dos últimos países a serem puxados para dentro da crise e certamente será um dos primeiros a sair. “Estes dois fóruns vão justamente discutir como se ampliar o acesso a crédito em bases sólidas”, concluiu Carlos Alberto.
Participaram da cerimônia de abertura o superintendente do Sebrae na Bahia, Edival Passos; o chefe do Departamento de Organização do Sistema Financeiro, Luiz Edson Feltrin; o presidente da ABDE (Associação Brasileira de Instituições Financeiras de Desenvolvimento); o diretor de Micro e Pequenas Empresas do Banco do Brasil, José Carlos Soares, e o superintendente do Banco do Nordeste na Bahia, Nilo Meira Filho.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar