Pesquisar
Close this search box.

Criação da CPI das ONGs no Senado é adiada mais uma vez

Desde o final do ano passado, os senadores de oposição insistem na instalação da CPI das Ongs, mas a base aliada do governo vem conseguindo adiar a sua criação.
O senador Heráclito Fortes (DEM-PI), autor do pedido de instalação da CPI, acusou os governistas de manobrarem para impedir que a comissão investigue irregularidades do governo Lula.
“Existe um mistério que ainda não conseguimos desvendar. Estamos na Câmara alta do país, estamos com um assunto que a nação toda quer saber, é um ralo de mais de R$ 30 bilhões nos cofres públicos da nação e está se levando com a barriga este assunto desde o ano passado”, disse o senador.
Heráclito anunciou que a oposição vai obstruir as votações do plenário do Senado enquanto a CPI não for instalada. O DEM e o PSDB já vêm obstruindo as votações na Casa desde que as denúncias contra o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) vieram à tona.
“Quero dizer que vou contar com a compreensão do líder do meu partido, mas a partir de agora, não se votará, desde que mais dois ou três companheiros contribuam para isso, nada enquanto não se definir a questão da instalação da CPI das ONGs nesta Casa. É uma desmoralização para todos nós”.
O líder do DEM no Senado, José Agripino (RN), disse que o partido vai acatar o pedido de Heráclito. “Só temos uma maneira de conseguir essa instalação: obstruir os trabalhos em busca de um entendimento com a base aliada”, afirmou o líder. Agripino disse que a disputa entre o DEM e o PSDB pela relatoria da comissão já é um episódio superado. Os dois partidos não tinham conseguido chegar a um acordo para indicar um representante em comum para o comando da comissão.
A CPI das ONGs vai apurar supostos repasses ilegais de verbas do governo federal para organizações não-governamentais, algumas delas vinculadas ao PT. Desde o final do ano passado, a CPI das ONGs não sai do papel -depois de sua instalação passar por sucessivos adiamentos. A oposição suspeita de repasses irregulares do governo para favorecer ONGs ligadas ao PT de 2003 a 2006.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar