Especialmente a partir da pandemia da Covid-19, famílias de Manaus começaram a optar pela cremação dos corpos de seus entes queridos. Serviços ainda incipientes surgiram a partir de então. Antes, para concretizar o desejo de familiares, era preciso se deslocar para centros mais avançados. Hoje a empresa Amazon inaugura em Manaus um crematório moderno, que na prática consolida este tipo de serviço pós-morte, tão importante para determinados seguimentos sociais. O evento se reveste de tal importância que será prestigiado pelo governador Wilson Lima (PSC) e pelo prefeito da capital, David Almeida (Avante). Este último visitou o local, no bairro Tarumã, na fase final das obras e sugeriu até mesmo um convênio com a Prefeitura para os casos em que a família não tenha condições de pagar por este tipo de tratamento aos corpos dos que já partiram. Pode parecer comezinho, mas trata-se de um sinal claro e evidente de que Manaus vai se consolidando como uma grande metrópole.

AGRICULTURA FAMILIAR

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, está com duas chamadas públicas abertas para aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar. Uma delas é destinada, exclusivamente, ao fornecimento dos mantimentos para os alunos indígenas e de comunidades tradicionais. As inscrições seguem até os dias 30 de setembro (chamada geral) e 15 de outubro (indígena), conforme os editais isponíveis no link: https://bit.ly/3hx5Hnw.

O VALOR

Ao todo, serão investidos R$ 38 milhões na agricultura familiar com os dois editais, que contemplam as medidas determinadas pelo governador Wilson Lima para investimento no terceiro setor.

OS LÍDERES

De janeiro a julho de 2021, foram registradas mais de 6,2 mil denúncias ao número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas. Os crimes que lideram as chamadas do serviço são os de tráfico de drogas e maus-tratos a animais. 

ON LINE

Com o objetivo de orientar instituições de ensino com o planejamento do próximo ano letivo, o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Amazonas realiza hoje, a partir das 14h, o 1° Encontro Jurídico e Econômico Sinepe-AM. O evento, voltado para gestores e mantenedores, será totalmente on-line. 

OPORTUNIDADE

Segundo a presidente do Sinepe-AM, Elaine Saldanha, essa é uma oportunidade para os gestores conhecerem e tirarem dúvidas de assuntos que fazem parte do dia a dia das instituições de ensino, como planilha de custos, Lei Geral de Proteção de Dados e contratos de prestação de serviços.

CALÇADAS

No ranking das irregularidades mais encontradas e fiscalizadas pela Prefeitura de Manaus, entre obras e posturas, a obstrução de calçadas e logradouros públicos segue na liderança de janeiro a agosto deste ano, com 485 notificações, 37 multas, seis embargos e 13 demolições administrativas. A obstrução de calçada corresponde a mais de 47% de todas as fiscalizações realizadas pela Gerência de Postura (GFP), do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) em 2021.

COMPARAÇÃO

Comparado ao mesmo período de 2020, nos primeiros oito meses do ano, houve um aumento de 123% no total de ocorrências: 1.017 deste ano contra 455 do ano passado. As notificações tiveram acréscimo de 179% (177 de 2020 e 494 de 2021), e as infrações aumentaram 100%, com a aplicação de 60 autos de janeiro a agosto, contra 30 no período anterior.

PRAGAS

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas  iniciou o treinamento prático e teórico sobre a identificação e manejo das principais pragas e doenças em cultivo de citros. A atividade tem como objetivo ampliar o conhecimento dos profissionais que atuam na defesa vegetal, com ênfase à portaria de nº 317, de 21 de maio de 2021, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

SKATE

O sucesso da skatista brasileira Raíssa Leal, uma das sensações dos Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão, provocou uma onda de interesse na prática do skateboard no Brasil. Atento à nova febre do esporte radical no país, em especial por parte dos mais jovens, um shopping de Mannaus romove, no período de 9 a 12 de setembro, o Skate Festival. Durante o evento, será liberada uma pista gratuita com 15 obstáculos para o público adulto e infantil, além oferecido um curso de noções básicas de skate.

SUSTENTÁVEL

Durante Mesa Redonda Governadores e Representantes do Setor Privado Conecta Sebrae, o governador Wilson Lima destacou a importância dos investimentos da iniciativa privada no desenvolvimento sustentável e ressaltou que a redução do desmatamento e das emissões de carbono precisam resultar na diminuição da quantidade de indígenas, ribeirinhos e agricultor que vivem abaixo da linha da pobreza.

FRASES

“É um discurso oportunista e eleitoreiro.” Wallace Oliveira (PROS), vereador de Manaus, atacando colegas que se opõem à construção de um “puxadinho” de R$ 32 milhões na Câmara Municipal de Manaus

Manaus

“Tive a casa invadida e um pai cassado na ditadura. Por isso celebro a democracia.” Arthur Virgílio Neto (PSDB), ex-prefeito de Manaus

Foto/Destaque: Divulgação

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email