Pesquisar
Close this search box.

Crédito para pessoas físicas tem melhora

Os números divulgados na quinta-feira pelo Banco Central mostram alguns sinais positivos no crédito para pessoas físicas. Esta é a avaliação de Paulo Val, economista da Nobel Asset Management, empresa especializada na gestão de recursos de terceiros por meio de fundos de investimentos. “Continuamos a observar uma redução tanto na taxa de juros quanto nos spreads para pessoas físicas, afetados pela redução da taxa Selic, mas, também, pelo aumento da participação de bancos públicos no total de empréstimos”, analisou. Para ele, os dados divulgados apresentaram adicionalmente uma estabilidade na inadimplência, embora o patamar elevado deste dado ainda seja uma fonte de preocupação.
Em relação às concessões para pessoas físicas, o especialista constatou uma desaceleração do crescimento das linhas mais caras, como cheque especial e cartão de crédito, na comparação da média móvel trimestral com o mesmo período do ano passado, embora ainda esse número esteja apresentando expansão. Por outro lado, segundo Val, a concessão de linhas mais correlacionadas com o consumo apresenta quedas menores nesta mesma comparação. “De fato, ao fazermos o ajuste sazonal destas linhas, já verificamos alguma recuperação nos últimos meses”, disse.
De acordo com o economista, o crédito para pessoas jurídicas continua diminuindo, apesar da queda das taxas de juros. O dado de concessões apresentou aceleração na queda na comparação com o mesmo período do ano anterior, tanto nas linhas em real quanto nas demais, e o indicador de inadimplência –atrasos acima de 90 dias –continuou a mostrar elevação, declarou Paulo Val.
Paulo Val é economista formado pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e mestre pela FGV-RJ. Iniciou sua carreira em 1999, como pesquisador econômico no Banco BBM onde ficou até 2008, ingressando na Nobel Asset Management para ser responsável pelo departamento de Economia da empresa.
Com sede no Rio de Janeiro, a Nobel Asset Management (www.nobelasset.com.br) é uma empresa especializada na gestão de recursos de terceiros por meio de fundos de investimentos. Em 10 anos de existência, vem se consolidando como uma empresa de gestão onde o intenso acompanhamento econômico e a avaliação preventiva de exposição a riscos permeiam todo o processo decisório. Seus sócios-fundadores são profissionais com larga experiência no mercado financeiro e com carreiras em instituições de renome.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar