Pesquisar
Close this search box.

Crédito mais fácil com as fintechs

Crédito mais fácil com as fintechs

Acessibilidade ao crédito no Brasil não é algo fácil. Hoje, aproximadamente 30% dos brasileiros adultos são desbancarizados – o que gera impacto direto na solicitação de empréstimos. 

Uma alternativa para os micro e pequenos negócios é solicitar crédito on-line via fintechs, que em geral é mais barato e menos burocrático do que nas instituições financeiras tradicionais. 

Mas, mesmo sem tantas exigências quanto a documentos e garantias, organização financeira e boa gestão são requisitos bem importantes para a aprovação do crédito, afirma Francisco Ferreira, sócio-fundador da BizCapital.

“Quando o empreendedor conhece bem os números da sua empresa, ele sabe quais são os passos que pode dar ou não. E essas ações corroboram a aprovação do crédito.”

O principal erro, porém, é buscar crédito quando a empresa já está estrangulada – e pensar nessa solução para tapar buraco não é construtivo, segundo Ferreira. Por isso, a importância de manter as contas organizadas.

“O capital de giro, por exemplo, ajuda o negócio a garantir o estoque, fazer uma reforma, comprar um equipamento. Estamos falando de propósitos bem definidos para o valor do empréstimo. Todas essas ações tem por objetivo fazer a empresa crescer de alguma forma”, destaca.  

A seguir, confira 5 dicas essenciais para que as MPEs tenham crédito aprovado sem maiores problemas: 

1. Faça a sua organização financeira. Parece uma orientação simples de ser cumprida, mas é uma das mais importantes. Organizar as contas e planejar os gastos faz com que a empresa se mantenha confiável aos olhos do mercado.

2. Mantenha uma gestão empresarial consistente. Aquilo que você faz repetidamente é o que a sua empresa é. Então, manter essa constância nas ações de planejamento é muito importante para fazer o negócio se manter escalável e saudável.

3. Tenha objetivos definidos e metas de crescimento. Quando pensar em solicitar um empréstimo, é necessário analisar seus objetivos. Porém, mais do que isso, é preciso estabelecer metas claras. Ter esses dois pontos de forma bem pensada faz com que você não se perca nas contas da sua empresa e garanta bons resultados em vendas. Afinal, o crédito deve vir para somar e ajudar a crescer.

4. Acompanhe os resultados dos seus objetivos. Não basta planejar e traçar metas: é preciso entender se seus objetivos estão sendo cumpridos. Para isso, faça uma análise constante do caminho a ser traçado, mostrando a  estabilidade do seu negócio, e reflete a credibilidade da sua empresa.

5. Não fique inadimplente. Honrar os compromissos e pagar as contas devem ser palavras de ordem para a sua empresa, antes mesmo de solicitar um empréstimo. Ser um bom pagador é premissa básica para que o seu negócio seja visto como confiável aos olhos do mercado.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar