Pesquisar
Close this search box.

CRÉDITO AO CONSUMIDOR – Crédito deve se intensificar este ano

Crédito ao consumidor deve ser intensificado a partir do segundo trimestre de 2013. A projeção foi divulgada nesta segunda-feira (07) pelo Indicador Serasa de Perspectiva. O índice registrou alta de 0,7% em novembro de 2012, atingindo o patamar de 100,3 pontos. Segundo os dados, é a primeira vez em mais de um ano que o indicador ultrapassa o nível 100.
Para o economista Marcus Rangel Pereira, um dos pontos que prejudicaram o maior incentivo em concessão ao consumidor de crédito está diretamente relacionado ao aumento da inadimplência entre 2011 e 2012. “Quando o cliente não mantém suas dívidas atualizadas, o mercado é retraído”, explica.
Por outro lado, o especialista aposta na retomada mais vigorosa a partir de abril deste ano. “Com a maior conscientização do consumidor, é natural que as concessões comecem a se dar, mesmo que de modo gradativo”, adianta.
Na avaliação da contadora Jagde Monteiro, o mercado de trabalho passa por um bom momento e também atua como fator de incentivo. “Os estímulos fiscais e reajustes monetários tendem a dar mais firmeza nas concessões de crédito no final do segundo bimestre de 2013”.
Passada a temporada de compromissos financeiros para os primeiros meses (Quitação de dívidas acumuladas nas festas de fim de ano e impostos como IPVA e IPTU), Monteiro comenta que é quando a economia se estabiliza para os consumidores.

Empresas

O estudo que procura prever os movimentos da concessão de crédito com seis meses de antecedência, registrou queda de 0,3% em novembro de 2012, atingindo o patamar de 100,3. Baseado no demonstrativo desta queda mensal, o indicador continua oscilando acima do nível 100 há alguns meses, apontando que as concessões de crédito às empresas deverão acompanhar a trajetória gradual de recuperação do crescimento econômico ora em curso.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar