Pesquisar
Close this search box.

Covid-19 pega famosos em Manaus

Divulgação

O coronel PM Walter Cruz, o secretário municipal de Meio Ambiente, Antonio Nelson Junior, o publicitário Durango Duarte, o jornalista Hudson Braga, o vice-prefeito de Presidente Figueiredo, Mario Abrahão (PDT), o prefeito de Barcelos, Edson Mendes (PSB) e o prefeito de Caapiranga, Tico Bráz (DEM) estão entre as pessoas de renome no Estado que foram contaminadas pelo novo coronavírus (Covid-19). Os três primeiros foram internados em hospitais particulares de Manaus, porque precisaram de tratamento mais intensivo, inclusive em unidade de terapia intensiva. O detalhe é que nenhum deles faz parte do grupo de risco. Não são idosos e nem apresentavam doenças crônicas. Também contraíram a doença a partir de contatos com pessoas de fora do Amazonas, especialmente de áreas endêmicas. Há ainda outros casos de pessoas bastante conhecidas, que estão entre os casos confirmados, mas estão sendo mantidos sob sigilo pelas respectivas famílias.

Avançando

A Fundação de Vigilância em Saúde registrou mais 95 casos do novo Coronavírus (Covid-19) no balanço divulgado na quinta-feira (09), totalizando 899 casos no Amazonas. Durante entrevista online, transmitida nas redes sociais do Governo do Estado, a diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary da Costa Pinto, reafirmou que a única forma de conter o avanço acelerado da doença é manter medidas de distanciamento social.

Satisfeita

Em visita ao hospital da Universidade Nilton Lins, a nova secretária de Saúde, Simone Papaiz, destacou que o Governo do Amazonas tem dado uma resposta rápida à necessidade de ampliação de leitos para pacientes de Covid-19. A unidade privada tem capacidade para 400 leitos clínicos, com possibilidade de adaptação para leitos de UTI, e funcionará como ponto de apoio ao Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz, referência para casos graves do novo coronavírus. A previsão é que o local esteja operante já a partir da próxima semana.

Idônea

Aliás, a nova titular da Secretaria de Estado de Saúde tem trajetória idônea à frente de cargos públicos que ocupou nas esferas municipal e estadual em São Paulo. A gestora não possui condenação em processos judiciais e, dos seis processos que constam o nome dela na justiça paulista, três deles têm a atual secretária da Susam como autora, com ganho de causa a seu favor.

Vedação

O Comitê do Amazonas de Combate à Corrupção e Caixa Dois ingressou, na última quinta-feira (02), junto À Procuradoria Geral de Justiça do Amazonas, com representação solicitando investigação do contrato realizado pelo deputado Álvaro Campelo (PP) com a rádio pública Encontro das Águas, que seria vedado pela legislação no país.

Saúde indígena

O senador Eduardo Braga (MDB) anunciou, por meio das redes sociais, que tem conversado com o ministro Luiz Henrique Mandetta (Saúde) sobre a possibilidade de instalação de um hospital de campanha, em Manaus, exclusivo para atender os indígenas diagnosticados com a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. A unidade funcionaria na Casa de Saúde Indígena.

Proteção

A juíza Vanessa Leite Mota, em plantão judicial, determinou que o Governo do Estado e a Prefeitura de Manaus forneçam Equipamentos de Proteção Individual aos profissionais da saúde e aos profissionais de apoio que estão prestando assistência a pacientes suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus.

Pagamento

A Superintendência Estadual de Habitação informou que os pagamentos da segunda parcela dos auxílios-moradia para as famílias do Monte Horebe aptas a receber esse benefício estão previstos para ocorrer na próxima segunda-feira (13).

Filantropia

O cadastro das associações filantrópicas e instituições de caridade realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, que tenham interesse em receber doações de alimentos passará a ser realizado pela internet, por meio do link https://bit.ly/2ViXU0X, até o dia 15 de abril.

Frases

“O protagonismo na pandemia é dos profissionais de saúde, não dos políticos.” Joelson Silva (PSDB), presidente da Câmara Municipal de Manaus

“O importante neste momento é salvar vidas.” Arthur Virgílio Neto (PSDB), prefeito de Manaus, ao anunciar a instalação de um hospital de campanha em escola da zona Norte

Fonte: Redação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar