Pesquisar
Close this search box.

Covid-19 avança, mas há outra preocupação

https://www.jcam.com.br/Upload/images/Noticias/2020/1%20SEM/02%20Fevereiro/43/pulmao.jpg

O Amazonas tinha até a sexta-feira (20) sete casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19).  Desde o dia 29 de fevereiro, o Estado registrou 72 suspeitas, das quais 52 foram descartadas e 13 estão em investigação. Dos sete casos confirmados, seis foram importados e um pode ser de transmissão comunitária. Não há internações. Um dos casos em investigação é de Coari, no interior do Estado. Também foi informado que a primeira paciente está curada e deve ser liberada da quarentena. Mas há outra preocupação ainda mais séria: a síndrome de deficiência respiratória aguda. Nada menos que 329 casos foram registrados desde novembro no Estado, com 39 mortes, a maioria de pessoas com doenças crônicas e idosas. Em muitas situações estas patologias são confundidas com o novo coronavírus, conforme enfatizam sempre as autoridades. As duas situações demandam cuidados e reforçam a necessidade de conscientização da população.

Histórica

A primeira sessão remota da história do Senado foi marcada por uma participação maciça dos parlamentares. A sessão aprovou por 75 votos a zero o projeto de decreto legislativo, que reconhece o estado de calamidade pública do país em virtude da pandemia causada pelo novo coronavírus. Os três senadores do Amazonas participaram de seus respectivos escritórios em Manaus.                                                      

Elogio

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), elogiou em suas redes sociais o Senado Federal pela aprovação, nesta sexta-feira, 20/3, do decreto legislativo que estabelece Calamidade Pública no país pelo efeito Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. A medida entre em vigor de imediato, com validade até 31 de dezembro deste ano, e flexibiliza o orçamento da União, facilitando a utilização de recursos para as ações adotadas no combate à doença e seus efeitos sociais e econômicos, dando margem para que os governantes não sejam alcançados pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Abusos

Policiais civis da Delegacia Especializada em Crimes Contra o consumidor, em ação conjunta com a Comissão de Defesa do Consumidor e o Instituto Estadual de Defesa do Consumidor, realizaram, durante toda a semana, a operação "Pandemia Sem Sobrepreço", que fiscalizou estabelecimentos comerciais, localizados em diversas zonas da capital. A ideia é inibir os abusos.

Denúncias

Desde o anúncio oficial do primeiro caso confirmado na capital do Amazonas de transmissão pelo novo coronavírus, a Prefeitura de Manaus já recebeu mais de 800 chamadas de consumidores entre denúncias de preços abusivos em álcool em gel, máscaras e medicamentos, além de reclamações, dúvidas e outros tipos de orientação. Mais de 50 estabelecimentos já foram autuados, entre drogarias, redes de supermercados e empresas.

Laudos

O Governo do Amazonas prorrogou o prazo de validade dos laudos técnicos concedidos às empresas do Polo Industrial de Manaus com incentivo do ICMS. A medida foi adotada para evitar a ida de  técnicos estaduais às empresas no momento epidemiológico em que vive o estado, de enfrentamento ao novo coronavírus.

Filiado

O ex-governador Amazonino Mendes filiou-se ontem ao Podemos. Aos 80 anos de idade, ele está isolado em casa, mas recebeu o presidente da legenda no Amazonas, deputado Wilker Barreto, para um ato rápido, sem cumprimentos e sem plateia. Apenas seus funcionários pessoais, em número bastante reduzido, estavam no local. Imediatamente as especulações sobre sua candidatura a prefeito de Manaus tornaram-se certeza.

Modernidade

A Secretaria de Segurança Pública modernizou o seu sistema de informações de ocorrências policiais para facilitar a localização de celulares roubados e furtos em Manaus. Agora é possível consultar restrições de aparelhos a partir do Imei (International Mobile Equipment Identity, ou Identificação Internacional de Equipamento Móvel), o código único que todo o aparelho possui e que é primordial para a sua localização.

Mel amazonense

Um estudo realizado com um modelo experimental animal comprovou que a ingestão de “pólen de pote” produzido por Melipona seminigra, uma espécie de abelha sem ferrão nativa do Amazonas, reduziu significativamente a glicemia de jejum de camundongos alimentados com uma dieta rica em gordura e açúcar. A pesquisa intitulada “Caracterização química e efeito da ingestão do pólen de pote na microbiota intestinal de camundongos obesos” fez parte da tese da professora Kemilla Rebelo, do curso de nutrição da Universidade Federal do Amazonas.

Frases

“Neste momento, eleição é apenas um detalhe.” Amazonino Mendes (Podemos), ex-governador do Amazonas

“O Governo do Estado e a Prefeitura de Manaus precisam se unir para lançar um pacote econômico, porque a coisa vai piorar muito.” Wilker Barreto (Podemos), deputado estadual

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar