6 de maio de 2021

Os dois últimos dias foram especialmente traumáticos para o meio jurídico e político amazonenses. No domingo a notícia da morte do desembargador Aristóteles Thury pegou a todos de surpresa. Acometido da Covid-19, ele se tratava no hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo. Aos 71 anos, não resistiu ao tratamento. Presidia o Tribunal Regional Eleitoral e comandou com sucesso a primeira eleição da pandemia. Ontem de madrugada foi a vez do ex-procurador geral de Justiça, Francisco Cruz, o “Chicão”. Aos 68 anos, ele também foi colhido pela doença, com o agravante de que tratava um câncer. Amigos tentaram tirá-lo do hospital Santa Julia, onde estava há um mês, para leva-lo a São Paulo, mas o seu estado de saúde não permitiu. Também ontem, aos 64 anos, partiu o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Parintins em duas ocasiões, Enéas Gonçalves. Estava há duas semanas na clínica Check-Up, para onde fora transferido depois de passar mal em sua terra natal. O cortejo povoou as ruas da cidade ontem. São provas, agora falecidas, de que a doença não escolhe ricos nem pobres, brancos nem pretos, autoridades ou anônimos.

APOIO MILITAR

wilson
Foto: Diego Peres/Secom

O governador Wilson Lima (PSC) reuniu-se com o general de Exército, Esteban Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, comandante do Comando Militar da Amazônia, para discutir o planejamento logístico e operacional do Plano de Aceleração da Vacinação contra a Covid-19, previsto para iniciar no dia 22 de fevereiro, abrangendo a imunização de pessoas acima dos 50 anos de idade no Amazonas. O CMA vai coordenar o trabalho das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) no plano estratégico para acelerar a vacinação no Estado.

CRESCIMENTO

O estado do Amazonas teve crescimento de 15% de sua Receita Total em 2020, se comparado ao ano de 2019, apesar da crise econômica provocada pela pandemia do novo coronavírus. Repasses federais; ajustes tributários, sem aumento de carga para o contribuinte; e aperfeiçoamento de sistemas de fiscalização; contribuíram para o resultado, fundamental para fazer frente às despesas necessárias ao combate à pandemia da covid19.

CRÍTICA

O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos da Assembleia Legislativa do Amazonas, deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD), afirmou que o governo estadual precisa melhorar a qualidade dos gastos públicos, já que mesmo batendo recordes de arrecadação tributária em meio à pandemia, o Estado não conseguiu evitar o colapso da saúde pública e registra a maior taxa de mortalidade por Covid-19 do mundo atualmente.

CILINDROS

O Comitê de Crise para o Enfrentamento da Covid-19, por meio da Defesa Civil do Amazonas, já reabasteceu 7.259 cilindros de oxigênio que foram destinados aos municípios do interior. Ao todo, 52 municípios já receberam cilindros com capacidade de 10 m³ reabastecidos, totalizando 72.590 m³. A ação faz parte da força-tarefa coordenada pelo Governo do Amazonas para suprir a alta demanda das unidades de saúde, devido à escassez do insumo provocada pelo agravamento de pacientes de Covid-19.

DESTAQUE

doses
Girlene Medeiros/FVS-AM

O Amazonas é destaque nacional, estando no topo do ranking de aplicação de doses das vacinas contra à Covid-19. Desde a chegada da primeira remessa do imunizante ao estado, o Governo tem mobilizado todos os esforços para garantir que os municípios recebam o material para aplicação nos grupos prioritários. Foram aplicadas, até o último domingo (14), 202.771 doses em todo o estado, conforme os dados parciais do consolidado diário divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde.

CHAMAMENTO

A Central de Medicamentos do Amazonas abriu um chamamento público para adquirir 540 mil equipos para bombas de infusão. O edital completo está disponível no portal de compras do Estado do Amazonas (www.e-compras.am.gov.br). A empresa vencedora do certame deverá fornecer ainda, em regime de comodato, 3 mil bombas de infusão do tipo volumétrica, com mecanismo peristáltico rotativo ou linear, para infusão parenteral ou enteral, uso adulto e pediátrico, compatível com os equipos a serem entregues.

PREÇOS

A Secretaria de Estado de Produção Rural, por meio da Secretaria Executiva Adjunta de Pesca e Aquicultura, divulgou a primeira tabela do ano dos insumos da pesca para 2021. A listagem abrange preços de equipamentos, ração, alevinos e fertilizantes utilizados na piscicultura, assim como a variação de preços do pescado, para orientar o produtor em sua comercialização. O procedimento é feito mensalmente no que se refere aos insumos, e quinzenalmente no que tange ao preço do pescado.

VELHA POLÍTICA

É voz corrente na Câmara Municipal de Manaus que o novo presidente, David Reis (Avante) tem agido com muita inabilidade na distribuição de cargos e posições aos vereadores. E há quem diga que sua gestão chegou com cheiro forte de “velha política”, priorizando a contratação de cabos eleitorais e de “amigos do rei”. Vai ter problemas. 

FRASES

“Nada foi comprovado.” Saullo Viana (PTB), deputado estadual, alvo principal da operação “Cachoeira Limpa”, do Ministério Público

“Continue denunciando”. Louismar Bonates, secretário de Segurança, após acabar com mais festas clandestinas

Foto/Destaque: Divulgação

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Anúncio

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Siga-nos

Notícias Recentes

JC Play

Podcast

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email