Cortes no Orçamento vai “doer”, garante Bernardo

O ministro do Planeja-mento, Paulo Bernardo, afirmou, durante entrevista a emissoras de rádio, que os cortes no Orçamento para compensar a arrecadação que será perdida com o fim da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) vão “doer”.

“Nós vamos ter que fazer um corte, passar um pente fino nas nossas despesas, ver tudo o que pode ser adiado ou suprimido, cortado, e nós não temos outra alternativa, isso vai ter que ser feito. Portando, eu diria assim, se você perguntar: vai doer? Eu digo: vai doer”.

O governo anunciou na semana passada um pacote para compensar a arrecadação que será perdida com o fim do chamado “imposto do cheque”. Entre as medidas anunciadas está o aumento das alíquotas do IOF (Imposto sobre Operação Financeira) e da CSLL (Contribuição Social sobre Lucro Líquido) do setor financeiro, além da realização de um corte de R$ 20 bilhões nas despesas de custeio e investimento dos três Poderes.

Programas sociais fora do corte

Bernardo voltou a afirmar que os programas sociais não serão atingidos pelos cortes. “A gente vê as pessoas falando e percebe o seguinte: todo mundo acha que tem que cortar, mas ninguém quer que corte o seu. Se nós formos seguir as coisas com esse tipo de princípio, é evidente que não vai cortar nada, portando eu acho que nós temos que fazer isso, nós não vamos fazer um corte cego, sair cortando linearmente, até porque o governo tem que ter prioridades e tem prioridades. Nós vamos proteger os programas sociais, o Ministério da Saúde”.

O ministro reiterou que o interesse do governo também é preservar o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). “O que nós colocamos a respeito do PAC é que eventualmente alguma obra que não tenha condições de ser tocada por conta de problemas como licitação, problemas com o Tribunal de Contas ou outro tipo de embaraço, esses poderão, como acontece todo ano, ser deixados para trás, agora não é nossa intenção fazer corte no PAC.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Siga-nos

Notícias Recentes

JC Play

Podcast

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email