Pesquisar
Close this search box.

CORRUPÇÃO – Ficha Limpa, TCE e MPF podem tirar “figurões” do jogo eleitoral de 2012

A Lei da Ficha Limpa, além do TCE (Tribunal de Contas do Estado) e o MPF (Ministério Público Federal) poderão influenciar diretamente o curso das eleições municipais deste ano, tirando da disputa nomes de candidatos com “fichas sujas” e com problemas relacionados à prestação de contas.
A qualquer momento deste primeiro semestre o TCE pode julgar contas de 25 dos 45 prefeitos com intenções de disputar a reeleição. Segundo o site www.tce.am.gov.br, o tribunal possui 236 prestações de contas de prefeitos aguardando julgamento e deve se manifestar sobre elas até o início das convenções partidárias, ameaçando deixar fora da disputa eleitoral nomes tradicionais da política interiorana.
De acordo com o site, o TCE pode julgar agora as contas de diversas prefeituras referentes aos exercícios de 2009 e 2010. Depois, o tribunal encaminhará ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral) a relação dos nomes de inelegíveis. No momento, 12 gestores não poderiam registrar suas recandidaturas, por terem tido suas contas reprovadas, incluindo o prefeito do município de Barcelos, José Ribamar Beleza (PMDB), complicado em virtude da reprovação de suas contas de 2005, relacionadas a mandato anterior. O seu nome está no rol dos rifados pela Lei da Ficha Limpa.
De acordo com o site do TCE, falta o tribunal julgar as contas do prefeito de Itacoatiara Antônio Peixoto de Oliveira (PT), de 2009 a 2011, enquanto o seu principal oponente, ex-prefeito Mamoud Amed (PSD), vive a expectativa do julgamento das contas de 2006, 2007 e 2008. Eles são, por enquanto, os principais atores do processo político itacoatiarense.
Situação idêntica vive municípios como Juruá e Tefé onde tanto prefeitos como ex-prefeitos (Tabira Ramos Ferreira e Juvenal Lopes Filho) aguardam manifestação da corte de contas. O TCE também pode decidir o rumo das eleições em Manacapuru se julgar as contas de Edson Bessa (PMDB), eleito em 2008, mas cassado em 2010 e que retornou agora ao cargo. Bessa não teve julgada a sua prestação de contas de 2009, o mesmo ocorrendo com Ângelus Figueira (PV), que substituiu Bessa entre 2010 e 2011 mas não teve nenhuma conta julgada. Outro cacique de peso na Princesinha do Solimões, ex-prefeito e ex-deputado estadual Washington Régis (PMDB), teve uma prestação de contas reprovada (2005) e aguarda o julgamento das contas concernentes a 2006, 2007 e 2008. Régis, com as contas de 2005 reprovadas, está fora da disputa eleitoral pela Lei da Ficha Limpa.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar