Pesquisar
Close this search box.

Correndo na Maratona Internacional

https://www.jcam.com.br/Upload/images/Noticias/2019/2Sem/10%20Out/06/1110_B1a.jpg

““A Maratona Internacional Henrique Archer Pinto é uma ótima oportunidade para quem gosta de aliar a corrida ao turismo”, James de Araújo Lima Jr., CEO da To Goal Sports

 

Atenção, amantes de corridas pedestres. Aqueçam os motores. No próximo dia 17 de novembro, um domingo, acontecerá a 2ª edição da Maratona Internacional Henrique Archer Pinto com largadas em três locais distintos da cidade. Explica-se os três locais distintos. É que o evento terá quatro percursos: de 42km, de 21km, de 10km (os de 21km e 10km sairão do mesmo lugar), e de 5kg, voltado para atletas e super-atletas.

De acordo com os organizadores, a prova é válida para o ranking brasileiro de maratonistas e é a única na Região Norte com selo prata da CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo) e com participação de atletas estrangeiros.

“A Maratona Internacional Henrique Archer Pinto é uma ótima oportunidade para quem gosta de aliar a corrida ao turismo, pois enquanto o atleta estiver correndo pelas ruas, poderá conhecer um pouco da história da cidade”, falou James de Araújo Lima Jr., CEO da To Goal Sports, organizadora do evento.

“Já os corredores de outras cidades e países podem aproveitar para estender a viagem e fazer passeios ecológicos ao famoso encontro das águas dos rios Negro e Solimões, ou realizar uma excursão pela floresta, ou ainda visitar alguma comunidade ribeirinha”, completou.

E atleta que é atleta precisa estar preparado para qualquer situação. As provas terão início às 4h da madrugada de domingo, sob qualquer condição climática, ainda que esteja desabando um temporal amazônico, comuns em novembro.

Chegada na Ponta Negra

A largada do primeiro percurso, de 42km, acontecerá na praça Dom Pedro II, no Paço Municipal, às 3h58 com cadeirantes masculino e feminino. Dois minutos depois parte a elite feminina, público geral kit VIP feminino e ACDs (Atletas Com Deficiência) masculino e feminino. Às 4h15 segue a elite masculino e o público geral kit VIP masculino. Cinco minutos depois é a vez do público geral masculino e feminino.

Enquanto isso os atletas dos percursos de 21km e 10km se preparam entre a Arena da Amazônia e o sambódromo, na rua Jornalista Flaviano Limongi. Às 4h28 os cadeirantes iniciam a corrida junto com os ACDs masculino e feminino. Dois minutos depois é a vez da elite feminina e masculina, público geral kit VIP masculino e feminino. Mais dois minutos e larga o público geral. Dois minutos depois seguem os cadeirantes dos 10km, e mais dois minutos, o público geral deste percurso.  

No terceiro e último percurso, de 5km, os corredores já vão longe. Os cadeirantes largarão às 4h30, na Ponta Negra, em frente ao Condomínio Reserva Inglesa, dois minutos após parte o público geral.

Todos os percursos encerrarão no Complexo Turístico Praia da Ponta Negra ao amanhecer de domingo.

Durante toda a trajetória serão disponibilizados para os atletas pontos de hidratação a cada 2,5km, além de seis postos de isotônico e quatro de alimentos (jujuba, bananada, amendoim entre outros), além de pontos com esponjas.

Ao final das provas os competidores receberão premiações em dinheiro, medalhas Top 100, troféus para os campeões (geral e até 3º na categoria) e medalhas diferenciadas para todos que concluírem os percursos. Há três opções de escolha de kit: Simples, Tradicional ou Vip. Todos os participantes que correram a 1? edição da Maratona possuem seu número de peito eternizado e aqueles que correrem duas edições, a partir da 3ª terão seu número de peito eternizado também.

Quem doar tem desconto

O atleta que doar brinquedos e alimentos não perecíveis até o dia 11 de outubro terá até 50% de desconto na inscrição da corrida. As inscrições seguem até o dia 30 de outubro. A iniciativa é uma parceria entre a coordenação do evento e a Sejel (Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer) para a arrecadação de doações para a campanha ‘Doe Brinquedo e Ganhe Sorrisos’, promovida pelo FPS (Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza).

James Junior explicou que a parceria surgiu com objetivo de atrair mais participantes ao evento e, paralelamente, aumentar o número de doações para a campanha.

“Nós queremos levar o máximo de corredores possíveis. A ideia surgiu em virtude de fazermos com que o apoio da Sejel ao evento alcance mais gente com esses descontos. Ao mesmo tempo, eles contribuem com alimentos e brinquedos, auxiliando na campanha de doação”, explicou.

A doação deve ser feita no setor de eventos da Sejel, localizado na Vila Olímpica, Dom Pedro I, e as inscrições podem ser realizadas pelos sites www.maratonademanaus.com.br e www.ticketagora.com.br/maratonademanaus

A 1a edição da Maratona, ano passado, contou com 2.111 inscritos, sendo 703 corredores nos 42km (583 concluintes); 383 atletas eram de fora do Amazonas, sendo 21 estrangeiros e ao menos um representante de cada estado brasileiro. O campeão geral no masculino foi o etíope Mersimo Niguse, com tempo de 2h31m05s; e no feminino a atleta de São Paulo, Cristiane Alves com o tempo de 3h09m28s.

 

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar