Pesquisar
Close this search box.

Correios dominam no Brasil

Correios dominam no Brasil

Uma das empresas em processo de desestatização, os Correios ainda possuem muita força no mercado de encomendas no Brasil. A empresa estatal domina 44% do mercado brasileiro e, até por isso, é alvo de disputa de gigantes de logística. De acordo com o ministro das Comunicações, Fábio Faria, empresas como Amazon e Magazine Luiza já demonstraram interesse na compra. Há especulações de que a FedEX e a DHL também devem fazer propostas.

Por mais que o mercado de logística tenha crescido nos últimos com a chegada de multinacionais ao Brasil e a criação de outras inúmeras empresas, os Correios ainda parecem crucial para as entregas no país. Maior operadora logística, a empresa alcança todos os 5,570 municípios brasileiros, enquanto os principais concorrentes, juntos, atuam em pouco mais de 600 cidades.

Os contrários à privatização dos Correios usam esses dados como defesa. Em entrevista ao Jornal do Comércio, o secretário geral do Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos do Rio Grande do Sul (Sintect-RS), Alexandre Nunes, lembra que mesmo as companhias de logística utilizam os Correios para chegarem a cidades em que não atuam.

O sindicalista também afirma que, hoje, 92% da arrecadação dos Correios ocorre em 397 municípios, o restante são operações deficitárias, que podem deixar de existir em caso de privatização.

Por outro lado, os defensores da privatização acreditam que a venda estatal pode acarretar em melhorias nos serviços de entrega. Também em entrevista ao Jornal do Comércio, o bacharel em Administração de Empresas pela Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp) e autor do livro Avaliação de empresas – e os desafios que vão além do Fair Value, Fernando Dias Cabral, argumenta que de imediato pode acontecer uma aceleração dos processos e que o serviço digital, hoje deficitário, tende a evoluir se gerenciado por uma empresa que já domina o assunto.

A privatização dos Correios pode vir à tona em um momento em que o e-commerce vive seu melhor momento no Brasil, com taxas e crescimento de dois dígitos. Os grandes marketplaces brasileiros já oferecem serviço de logística próprio, com entregas em até 48 horas, dependendo da localidade. A possibilidade aumentou as críticas sobre a atuação dos Correios.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar