Pesquisar
Close this search box.

Cooperativismo comemora 40 anos no AM

Unir pessoas em torno de um objetivo comum. Essa é a regra número 1 do cooperativismo, o modelo socioeconômico que, no Amazonas, neste mês, completa 40 anos.
No Brasil, o cooperativismo mobiliza mais de 9 milhões de brasileiros em 7.000 mil cooperativas, gerando 300 mil empregos diretos, em 13 diferentes segmentos de atividades no país. No Estado do Amazonas, contabiliza 144 cooperativas registradas e ativas, totalizando mais de 30.000 cooperados beneficiados ou aproximadamente 60 mil pessoas, em dez ramos econômicos, em 31 municípios do Estado.
Mas a história do cooperativismo começa com a inserção de estrangeiros, mais especificamente, os asiáticos, quando os primeiros japoneses criaram a Cooperativa Agrícola de Salles, no ano de 1959. As características, o formato da cooperativa era diferente, mas foram se aprimorando com o passar dos anos.
No ano de 1973, com a Oceam, hoje OCB-AM, dezenas de cooperativas se uniram com o mesmo propósito, o de fazer do cooperativismo uma força econômica produtiva do Estado, baseada no coletivismo, na solidariedade e bem comum, com o ideal de todos serem os donos do próprio negócio.
Na década de 1970, o mercado de fibras, da malva e da juta, dominavam a economia regional, com maior adesão nas calhas do Médio Solimões e do Baixo Amazonas, em municípios como Parintins e Manacapuru. Neste último funciona, até hoje, a cooperativa mais antiga, ainda atuante no mercado de fibras, a Coomapem (Cooperativa Mista Agropecuária de Manacapuru).
Em 40 anos de funcionamento da Organização das Cooperativas do Brasil no Amazonas, o Estado viu nascer um dos mais sólidos movimentos de cooperativismo. Neste período, sete presidentes estiveram à frente da instituição. Foram eles: João José Fares Akel (falecido); Roberto Borges Backsmann; Salvador Gonçalves de Oliveira Sobrinho (falecido); Vasco Bento dos Santos Ribeiro; Estevam Ferreira Costa; José Merched Chaar; e o atual Petrúcio Magalhães.
De acordo com o atual presidente do Sistema OCB-Sescoop/AM, Petrucio Magalhães Júnior, vários foram os investimentos e as mobilizações em prol do fortalecimento do cooperativismo no Estado. Nos últimos cinco anos, por exemplo, ele cita a capacitação de 200 jovens líderes no interior do Estado, a formação da 1ª turma de Pós-Graduação em Gestão de Cooperativas, o soerguimento da Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo (Frencoop), nos âmbitos nacional, Assembleia Legislativa e Câmaras Municipais (Manaus, Manacapuru, Autazes e Iranduba) e, também, a elaboração e execução do planejamento estratégico de comunicação social do Sistema OCB. “Muitas são as conquistas e chegou o momento mais importante do ano, que é o de mostrar à sociedade o poder e a força do cooperativismo amazonense”, comentou o presidente.

Mérito Cooperativista

O Prêmio Mérito Cooperativista Amazonense foi criado em 2002, na gestão de José Merched Chaar, ex-presidente do Sistema OCB/Sescoop-AM, que homenageia pessoas que se destacaram durante o ano dentro do segmento cooperativista do Amazonas. Em 2010, a premiação mudou de nome para Mérito Cooperativista Amazonense Dr. Petrucio Pereira de Magalhães, em votação unanime realizado pelo conselho da OCB-AM.
Este ano os homenageados foram o presidente do Sistema OCB/Sescoop Nacional, Márcio Lopes de Freitas e a presidente da Uniodonto Manaus, Daniele Reis de Araújo Magalhães.
De acordo com o presidente do Sistema OCB-Sescoop AM, Petrucio Magalhães Júnior, o presidente do Sistema Nacional, Márcio Lopes de Freitas, tem atuado proativamente em relação aos Estados da região Norte do país, exemplificando o empenho para a qualificação e capacitação de pessoas ligados ao cooperativismo, entre outras políticas implementadas para beneficiar as cooperativas no Estado do Amazonas.
A presidente da Uniodonto Manaus, Daniele Magalhães foi indicada para receber o prêmio pela capacidade de gerir mais de 300 cooperados e implementar novas tecnologias para beneficiar seus cooperados e clientes em uma entidade que ocupa a 9ª posição entre as maiores cooperativas do ramo saúde do Brasil, com aproximadamente 90 mil clientes.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar