Pesquisar
Close this search box.

Cooperativas emparedam Seduc

https://www.jcam.com.br/Upload/images/Noticias/2019/1Sem/05Mai/19/merched%20chaar.jpg

Representantes de cooperativas do ramo agropecuário solicitaram aos deputados estaduais para solucionar entraves do setor. O presidente da Organização das Cooperativas, Merched Chaar, destacou que é preciso respeitar a lei no caso da merenda escolar, especificamente em relação aos recursos direcionados para estimular a agricultura familiar e incentivar o agricultor. "A lei determina que 30% de tudo aquilo que se consome em empresas públicas, seja estadual, federal ou municipal, seja adquirido de agricultores familiares. As cooperativas que produzem esses alimentos procuram precisam ser respeitadas, porque representam 80% das cooperativas do ramo agropecuário. O coordenador do Núcleo de Apoio a Programas da Economia Regional da Secretaria de Estado da Educação, Carlos Dias, estava no encontro e ouviu que precisa destravar a burocracia no órgão. A Agencia de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas, ao contrário, foi elogiada pelos produtores, que pediram que continue operando a logística das compras, bem como administrando as feiras realizadas na capital.

ABATEDOURO

Por falar, na Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas, o órgão certificou o primeiro abatedouro de aves do estado com o Serviço de Inspeção Estadual. O empreendimento fica na zona rural de Manaus. O certificado concedido irá beneficiar a comercialização dos produtos com qualidade para o estado e com a garantia de que as aves estão inspecionadas. O abatedouro terá capacidade de produzir 8 mil aves ao mês, para atender a demanda de todo o estado.

CPI NAS RUAS

Integrantes da CPI dos Combustíveis da Assembleia Legislativa participaram de uma fiscalização de surpresa em conjunto com as equipes do Programa de Proteção e Orientação ao Consumidor do Amazonas, do Instituto de Pesos e Medidas, do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia  e da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis em postos da Zona Centro-Sul de Manaus. Instalada em abril, a CPI tem como objetivo investigar três objetos principais: o possível alinhamento nos preços dos combustíveis nos postos e distribuidoras; as diferenças dos preços praticados na capital e interior e a composição do preço de venda.

PRÓ-BOLSONARO

Acontece no domingo (26), a partir das 16h, no calçadão e avenida da praia da Ponta Negra, a manifestação popular em apoio às ações executadas pelo governo Federal, tais como aprovação do pacote anticrime, reforma da previdência, redução de gastos públicos e permanência do Coaf no ministério da Justiça, entre outros temas.

SELEÇÃO

O Ministério Público Federal no Amazonas lançou edital de habilitação para selecionar associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis para realizar coleta seletiva dos resíduos descartados pela instituição, mediante assinatura de termo de compromisso.

UM NOME LIMPO

O Ministério Público Federal no Amazonas também recomendou esta semana ao Ministério do Meio Ambiente e à presidência nacional do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis que nomeie superintendente do Ibama no Amazonas observando os princípios constitucionais da impessoalidade, da eficiência e da moralidade.

MATCHER

O destino turístico Manaus será apresentado, durante dois dias, na feira de negócios “Matcher 2019 Brasil”, que acontecerá nos dias 28 e 29 de junho, em Fortaleza, Ceará. O encontro reunirá fornecedores e operadores de turismo de vários países interessados em conhecer e comprar produtos do destino Brasil. O nome “matcher” faz alusão ao encontro facilitado de duas partes (compradores e fornecedores), que sentarão e farão negócios. 

INDÚSTRIA 4.0

A implantação da Câmara da Indústria 4.0 é o centro dos debates no Fórum Nacional do Conselho de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I, evento que reúne lideranças estaduais dos sistemas de Ciência, Tecnologia e Inovação do país, que está sendo realizado em Porto Alegre (RS). Representando o Amazonas, o secretário de estado de Planejamento, Jório Veiga, e a secretária executiva de Ciência e Tecnologia, Tatiana Schor, buscam articulação para o desenvolvimento de políticas públicas para esse segmento na esfera local.

ESCOLA DE CERVEJA

A capital amazonense entrou de vez rota das cervejas artesanais, um dos mercados que mais crescem no país. A cidade de Manaus foi escolhida para sediar a Escola Amazônica de Cerveja, a primeira do Amazonas e do Norte do país, voltada  para formação de especialistas em bebidas.

FRASES

A Segurança Pública precisa de um rumo.” Sérgio Fontes, delegado federal e ex-secretário de Segurança do Amazonas

Concluí a missão e passo para a reserva.” Walter Cruz, coronel PM, ex-secretário do Estado e Município, ao anunciar ontem sua aposentadoria, aos 52 anos de idade 

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar