Pesquisar
Close this search box.

Convênio facilita crédito para o polo naval

https://www.jcam.com.br/ppart09022011.jpg

Crédito facilitado, juros mais baixos e descontos. Esse é o objetivo do convênio da Caixa Econômica com o Sindinaval/AM (Sindicato de Reparo e Construção Naval do Estado do Amazonas), assinado na tarde de ontem, na agência do do banco localizada no Centro, e que possibilitará financiamento às empresas do setor naval.
Segundo Matheus Araújo, presidente da entidade, os empresários do setor já vinham a algum tempo reclamando da dificuldade de crédito nos bancos de Manaus. “A Caixa se interessou e começou a participar das reuniões no sindicato e ver de perto as necessidades do setor”, disse Araújo.
Para ele, esse convênio irá abrir o mercado para todos os estaleiros das mais diversas atuações, e ainda prevê, que em 2012, setor já esteja trabalhando a todo vapor. “A perspectiva para esse ano é bastante positiva. Estamos trabalhando este ano para consolidar um projeto macro do polo naval. O terreno que estamos solicitando no Puraquequara [na zona leste] teve um parecer favorável do Incra [Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária]. Esperamos colocar o polo naval redondo para ano que vem”, informou.
De acordo com o secretário adjunto da Seplan (Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico), Ronney Peixoto, o governo estadual dará todo o suporte para viabilizar um polo naval forte no Estado. “Inclusive estamos fazendo um estudo para que ele funcione em uma parte mais afastada, com uma maior infraestrutura para atrair mais investimento nesse segmento”, disse.
Ele informa ainda que a secretaria tem recebido a visita de vários empresários de estrangeiros do segmento naval com interesse em prospectar novos mercados. “Por isso, iremos trabalhar na capacitação da mão de obra. Hoje, temos um grande percentual de pessoas que participam da cadeia, mas ainda são informais”, contou Peixoto.

Condições favoráveis

Para adquirar um financiamento, basta o empresário ir até a uma agência da Caixa Econômica. Um dos diferenciais é o recurso do FNM (Fundo de Marinha Mercante), que até então somente era acessível para as regiões Sul e Nordeste do país, consultoria, 40% de desconto no BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e linha de crédito com taxa de juros de 0,85%.
“A Caixa se aproximou do sindicato com o objetivo trazer condições mais favoráveis a essas empresas que são vinculadas a ele. Nós queremos participar do desenvolvimento desse setor e ajudar na criação de emprego e de melhores condições de trabalho”, salientou o gerente regional de clientes e negócios da Caixa, Frederico Gonçales.
Segundo maior polo para a ativiade no país, o Amazonas conta com aproximadamente 300 estaleiros. Na orla de Manaus existem em torno de 60 estaleiros, mas somente 26 são vinculados ao Sindinaval/AM.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar