Pesquisar
Close this search box.

Conveniência e inovação em um só

Um novo formato de supermercado para compras ágeis e 100% autônomas, sem atendentes, foi inaugurado em Manaus, esta semana. Trata-se do Lutti by Pátio Gourmet, que funciona no condomínio Renaissance, no bairro Chapada.

A expectativa é que nos próximos meses sejam lançadas mais cinco unidades com este formato e com a marca do Pátio Gourmet. Outras lojas também deverão ser abertas com a chancela do Superatacado Nova Era. As duas marcas fazem parte do Grupo Nova Era, que atua em Manaus/AM, Boa Vista/RR e Porto Velho/RO.  

Devido à pandemia de Covid-19, o conceito de cashierless stores (lojas sem atendentes), em que o cliente é protagonista de todo o processo de compra, tem ganhado força e já conta com diversas redes estabelecidas nas principais cidades brasileiras. Esses empreendimentos podem ser instalados em condomínios, fábricas, universidades e centros comerciais. Em Manaus, o Pátio Gourmet se uniu à startup Lutti para lançar lojas seguindo esse novo conceito.

A síndica do condomínio Renaissance, primeiro empreendimento a adotar o conceito, Noemia Maria Aquino de Souza, ressalta que um dos pontos que mais chama atenção no projeto é a comodidade para os moradores. “Assim que apresentamos a ideia em assembleia, os participantes votaram a favor da instalação. Conseguir ter tempo para realizar todas as atividades do dia é um dos grandes desafios atualmente e ter a comodidade de fazer as compras sem precisar se deslocar e pegar trânsito é uma grande facilidade. Outro ponto é que temos à disposição, próximo de casa, produtos de qualidade e com preço justo”, afirmou.

A empresária e moradora do condomínio Cristiane Martins Souza está bastante contente com a inauguração da unidade, porque vai facilitar o dia a dia das famílias do local. “No meu caso, tenho filhos adolescentes. Me sinto mais segura em saber que se eles precisarem de algo e eu não estiver em casa, rapidamente podem ir até o Lutti. Eu mesma, se precisar de um item para receber os amigos, por exemplo, não vou precisar sair de carro até um supermercado para comprar”, comentou.

Cristiane destaca que o fato da loja ter a assinatura do Pátio Gourmet gera ainda mais confiança nos moradores, pois é certeza que os produtos são de qualidade. “Nosso condomínio irá se valorizar, inclusive”, avalia.

Nesse modelo de supermercado, o cliente é responsável por toda a sua experiência de compra, ou seja, ele vai até a unidade, escolhe o produto e finaliza o pedido de maneira rápida, prática, tendo como aliado principal a tecnologia. Todo o processo é feito de maneira individual e personalizado, conforme a sua necessidade. “Este novo formato de mercado surge como uma alternativa para evitar aglomerações, nesse momento de pandemia, e é ideal para os consumidores que buscam praticidade e comodidade, em meio a correria do dia a dia”, ressalta Paulo Victor Nascimento, CEO e fundador da Lutti.

O Lutti by Pátio Gourmet  é uma loja compacta, que funcionará 24h, sete dias por semana. A unidade possui cerca de 41m² e foi instalada utilizando contêineres adequados ao uso comercial. A loja conta com um mix de mais de 800 produtos, entre itens exclusivos, importados e do dia a dia, divididos entre áreas de açougue, padaria, frutas e legumes, bebidas, limpeza, higiene pessoal, entre outros.

O diretor de Inovação do Nova Era, Miguel Aguiar, informa que os clientes contarão com toda a estrutura que já é reconhecida nos empreendimentos do grupo, assim como serviços diferenciados, produtos de qualidade e tendências do setor de alimentos. O compromisso, diz ele, é oferecer produtos personalizados com o padrão de qualidade que as pessoas já conhecem das demais lojas do grupo e garantir uma reposição eficiente. “Cada condomínio possui um perfil diferente de consumo, o que resulta em uma oferta de produtos totalmente personalizada, de acordo com o local”, destacou.

Uso e operação da loja –Para fazer compras na loja autônoma, é simples. O cliente deve baixar o aplicativo Lutti, disponível para Android e IOS e, em seguida, realizar um breve cadastro. Após esse processo, basta escanear o QR Code disponível na entrada da unidade, para destravar a porta. Uma vez dentro da loja, o cliente pode escolher os produtos de seu interesse e, para finalizar a compra, basta realizar o pagamento dos produtos no self checkout. Tudo isso, de forma rápida, prática e segura.

De acordo com a diretora de Operações e cofundadora do Lutti, Larissa Queiroz, quanto mais intuitivo for o fluxo de compra, melhor será a curva de aprendizagem dos clientes. “Na pandemia, as pessoas passaram a explorar mais o varejo digital e este formato de mercado extrai o melhor dos dois mundos –tanto digital quanto a experiência das lojas físicas”, frisou.

Ela explica que as lojas autônomas são novidade para a maioria das pessoas. Por isso, foi preciso desenvolver uma solução na qual tanto o fluxo de compra quanto o aplicativo fossem o mais intuitivos possível, fazendo com que as pessoas não tivessem receio em utilizá-lo, principalmente, pelo fato de não haver atendentes no local. “Em caso de dúvidas durante a compra, o consumidor pode entrar em contato em tempo real, pelo aplicativo”, reforçou.

Para quem quiser ter uma loja Lutti no seu espaço, é só entrar em contato pelo site www.mercadolutti.com ou visitar as redes sociais @luttioficial.

Foto/Destaque: Divulgação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar