O IPTU (Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana) de 2008 terá algumas novidades esse ano. Entre elas, está a compensação tributária para quem pagou valor acima do estipulado pelo Ministério Público Estadual no ano passado, além da possibilidade de pagar o tributo em dez parcelas e abatimento para os que exigirem a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica.
Em 2007, cerca de 200 mil contribuintes efetuaram o pagamento e foram arrecadados R$ 63 milhões. Para esse ano, estão matriculados na categoria de “lançados tributados”, ou seja, quem não é isento, 204.548 domicílios.
Número
de imóveis
De acordo com o prefeito Serafim Correa, se todos efetuarem o pagamento, a arrecadação será de R$ 89,4 milhões. Ao todo são 355 mil imóveis matriculados na capital amazonense. Entre habitação econômica, isentos e imunes são cerca de 150 mil unidades que não sofrerão tributação.
Para os que pagaram em 2007 um valor maior pelo IPTU em função da lei nº 1.091, terão compensação para o tributo esse ano. Há inclusive os que terão créditos para os próximos anos -um total de 2.589 habitações que não pagarão o imposto em 2008.