Pesquisar
Close this search box.

Contratação de aprendizes cresce 37,5%

A contratação de aprendizes por empresas parceiras do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) cresceu 37,5% em 2010, totalizando 22 mil jovens contratados para capacitação profissional em dezembro último, ante 16 mil registrados no balanço de 2009.
A gerente do Programa Aprendiz Legal do CIEE, Sylvana Rocha, , afirma que as perspectivas da adesão de empresas ao programa neste ano são ainda mais promissoras. “Deveremos chegar ao final de 2011 próximos a marca de 30 mil jovens em capacitação em todo o País”, destaca. De acordo com ela, as organizações estão mais sensíveis à responsabilidade de qualificar os futuros profissionais, além de descobrirem no Aprendiz Legal uma excelente ferramenta de formação de talentos para a própria empresa.
As corporações puderam comprovar as vantagens de contar com aprendizes, a relevância social do programa e a qualidade dos cursos oferecidos pelo CIEE, que está apto a cuidar do recrutamento, seleção e capacitação teórica dos jovens. “Inúmeras empresas, mesmo desobrigadas das cotas, vêm utilizando os programas de Aprendizagem como estratégia de formação e desenvolvimento de talentos”, afirma Sylvana.

Lei do Estágio

A Lei 10.097, de 19/12/2000, obriga empresas de médio e grande porte a contratar aprendizes em cotas correspondentes de 5% a 15% do quadro de empregados.
Outra exigência é que eles recebam aulas de capacitação teórica, formatadas de acordo com a área de atuação, concomitantemente ao treinamento prático. “O CIEE oferece essas duas facilidades, pois, além de ter um cadastro com jovens com o perfil exigido pela lei, é uma entidade capacitadora, habilitada a ministrar os cursos teóricos durante o período de vigência do contrato”, explica Sylvana.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar