10 de abril de 2021

Consumo de energia elétrica cresce 9% no País em abril

O consumo de energia elétrica aumentou 9% em abril na comparação com igual período em 2009, segundo dados preliminares do ONS divulgados hoje. Em relação a março, no entanto, a carga que circulou pelo sistema nacional apresentou decréscimo de 5,4%

O consumo de energia elétrica aumentou 9% em abril na comparação com igual período em 2009, segundo dados preliminares do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) divulgados hoje. Em relação a março, no entanto, a carga que circulou pelo sistema nacional apresentou decréscimo de 5,4%.
No acumulado dos últimos 12 meses, há alta de 4,3% sobre período correspondente anterior. Segundo o Boletim de Carga Mensal do ONS, a alta pode ser explicada pela retomada da produção industrial, afetada pela crise no início de 2009.
Já a queda no comparativo com março é atribuída principalmente pelo fato de abril ter tido três dias úteis a menos, além da ocorrência de temperaturas mais amenas.
A carga de energia é uma prévia do consumo de energia. O ONS mede o valor total que passa no sistema e não contabiliza as eventuais perdas de energia. Ao todo, a carga de energia elétrica calculada para o sistema em março totalizou 55.473 MW (megawatts) médios.
O sistema Sudeste/Centro-Oeste foi responsável por 34.114 MW médios da carga total, variação positiva de 9,3% na comparação com abril do ano passado. No Sul, o consumo de energia elétrica em abril cresceu 5,5% em relação a igual período em 2009. No Nordeste, os valores preliminares de carga em abril indicam variação positiva de 11,9% em relação a igual período em 2009. Na região Norte, a carga de abril foi 8,2% superior ao volume verificado em igual mês no ano passado. Em relação a março, os dados do ONS apontam um recuo de 1,7%. No acumulado dos últimos 12 meses, foi constatada variação positiva de 1,6%, na comparação com período imediatamente anterior.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email