Pesquisar
Close this search box.

Consumo de energia elétrica aumenta apenas 3,7% em outubro

O consumo de energia elétrica no país atingiu em outubro 36.457 gigawatts-hora (GWh), um aumento de 3,7% em relação ao mesmo mês do ano passado e de 3,8% no acumulado do ano, também em comparação com o mesmo período de 2010.
Segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), no entanto, a taxa ficou abaixo da média dos últimos cinco anos. Desde 2005, a média de crescimento ao ano é 5,3%.
O setor de comércio e serviços foi o que mais consumiu eletricidade em outubro, 6.159 GWh, com alta de 7,8% em relação a outubro de 2010. Neste ano, a expansão desse consumo vem se mantendo em ritmo acelerado, com crescimento de 6,6% e atingindo todas as regiões brasileiras. De acordo com o boletim da EPE, o resultado reflete o bom desempenho do comércio varejista, que registrou alta de 7% de janeiro a setembro, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e a expectativa é que se mantenha nos próximos anos.
O destaque é “para os segmentos de móveis e eletrodomésticos, com crescimento acumulado no ano de 17,9%, e equipamentos de informática e comunicação para escritórios, cujo crescimento foi 15,2% até setembro”, destacou o boletim Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica, divulgado hoje pela EPE.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar